Prefeito dá posse ao novo presidente e determina inspeção na Carris

29/01/2021 10:58
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e vice-prefeito conversaram com funcionários da Companhia

Parte fundamental da reestruturação do transporte coletivo em Porto Alegre, a Companhia Carris Porto Alegrense tem nova gestão a partir desta sexta-feira, 29, que assume com a determinação de realizar um diagnóstico completo da operação. Durante a posse nesta manhã, o prefeito Sebastião Melo informou que determinará ainda uma inspeção da Controladoria-Geral do Município para uma radiografia geral, envolvendo desde gastos com combustível, desvios de função de funcionários, afastamentos por atestados e custos gerais.

A Carris será presidida pelo advogado Maurício Gomes da Cunha, com trajetória de 15 anos na prefeitura. O novo gestor foi oficialmente indicado pelo prefeito durante a reunião do Conselho de Administração da empresa, quando também ocorreu a posse formal. “O primeiro desafio é combater as práticas administrativas deficitárias, porque esse desajuste onera os cofres da prefeitura, tirando dinheiro de outras áreas. E vamos trabalhar também para apurar de forma real o valor de mercado da empresa e o seu tamanho no sistema de transporte de Porto Alegre”, disse o novo diretor-presidente.

“Precisamos mudar a lógica da operação da Carris. Além da inspeção, vamos criar um conselho de funcionários, para que possamos ouvir e depois decidir o melhor rumo possível. Eu acredito no diálogo para tomar as melhores decisões, sempre pensando no bem maior da cidade” - Prefeito Sebastião Melo.

Cunha ingressou no Município em 2005. Formado pela PUCRS em 1999, cursou pós-graduação em Direito Público na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como presidente da Procempa entre 2013 e 2014. Foi secretário adjunto da Secretaria Municipal de Gestão, teve passagens como assessor jurídico nas pastas de Planejamento, Programação Orçamentária e PGM, além da Câmara de Vereadores. Recentemente, respondia pela coordenação jurídica do gabinete do vice-prefeito Ricardo Gomes.

Além dos conselheiros, a reunião teve ainda a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes, e do secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia.

 

 

Carolina Seeger

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes