Nível baixo do Guaíba afeta captação de água no Extremo-Sul

24/12/2022 12:09

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está monitorando o nível do lago Guaíba, manancial de captação de água bruta, na manhã deste sábado, 24. De acordo com o site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, está em quatro centímetros, muito abaixo da média para essa época do ano. A condição dos ventos também é um fator incomum para essa época, afetando diretamente no nível do manancial. 

O Departamento informa que se a condição não for favorável e o nível permanecer baixando terá problemas na captação da água bruta e tratamento, devido à turbidez elevada da água. Poderão ser afetados o abastecimento dos bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.

“Essa baixa de vazão se dá em razão do período de estiagem e também da direção dos ventos nestes últimos dias. Hoje, o vento está em direção ao sul, levando o curso do lago em direção à Lagoa dos Patos. Pode ser que ele vire durante a tarde, e domingo consigamos manter a vazão normal da Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. 

Atualmente a ETA Belém Novo possui capacidade de tratamento de 1.200 litros de água por segundo, junto com as unidades de ultrafiltração (ETA compacta), para dar um upgrade na vazão. Só em 2022, o investimento foi de R$ 9 milhões para ampliar em 25% a capacidade de produção de água bruta.

Desde o início do ano, o Departamento tem investido em insumos de tratamento, como cloro e carvão ativado, para manter a qualidade e garantir que não haja desabastecimento. Porém, o elevado consumo e o problema na captação elevam essa possibilidade.

Caso haja problemas como falta de água, o Departamento está com equipes de plantão à disposição e caminhões-pipa. Para solicitar é necessário entrar em contato com o subprefeito da região, Leandro Annes (51) 98613-6424.

 

Roberta Brum

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes