Previsão de pautas: quarta-feira, 7 de dezembro

07/12/2022 08:42

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta quarta-feira, 7, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível em dez unidades de saúde. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais. A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

ÁGUA - A Estação de Bombeamento de Água (Ebat) Sarandi (av. Baltazar de Oliveira Garcia, 534) será desligada nesta quarta-feira, 7, a partir das 4h da madrugada, para conserto de vazamento em uma tubulação interna. O desligamento da Ebat interrompe o fornecimento de água para os bairros Jardim Itu, Jardim Sabará, Parque do Arvoredo, Jardim Planalto, Sarandi, Vila Passo da Mangueira, Passo das Pedras, Jardim Ingá, Vila Operária, Vila Metralhadora, Rubem Berta, Parque Santa Fé, Vila Alexandrina, Vila Antônio Severino e Vila Varig e parte do Conjunto Residencial Costa e Silva. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é  normalizar à noite, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora.

AIDS - Moradores de Porto Alegre terão acesso a ações especiais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na campanha Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids. o atendimento será no Largo Zumbi dos Palmares, das 10h às 15h, com distribuição de preservativos, gel lubrificante,  autotestes e orientações para tratamentos. Não serão realizado testes rápidos. Também na quarta, 7, será realizado seminário de integração com as ONGs. O evento ocorre no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal (av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico), das 13h30 às 18h.

ACESSO MAIS SEGURO - A capital gaúcha estará representada nesta quarta-feira, 7, em Brasília, no Encontro de Rede do Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais. A programação é realizada até quinta-feira, 8, pela delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Estarão no evento o secretário-adjunto de Saúde, Richard Dias, e profissionais das áreas de Atenção Primária, Comunicação e Tecnologia da Informação. O encontro prevê a participação de mais de 80 gestores e especialistas no sentido de promover o intercâmbio de boas práticas de parceiros do programa e fortalecimento da rede composta por órgãos estaduais, municipais e outras instituições.

VIVEIRO MUNICIPAL - A prefeitura abre nesta quarta-feira, 7, às 10h, o pregão eletrônico para contratação de empresa para prestação de serviços continuados no Viveiro Municipal. O pregão será do tipo menor preço e as informações para participação podem ser acessadas pelo site www.portaldecompraspublicas.com.br. O edital está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)

OP - As Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) foram retomadas pela Prefeitura de Porto Alegre. Os encontros não ocorriam desde 2019. O calendário inclui 23 eventos, 17 representando as regionais e seis os fóruns temáticos. Nesta quarta-feira, 7, ocorre a última plenária do ano, a da Região Leste, às 19h, no CTG Raízes do Sul (rua São Domingos, nº 89 – Bom Jesus).

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Barro Vermelho (Restinga) e Quilombo Silva (Passo D’Areia) nesta quarta-feira, 7, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

POA EM CENA - A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico) recebe uma das atrações do festival Porto Alegre em Cena nesta quarta-feira,  7, com duas sessões - às 17h e às 20h - do espetáculo-filme Ítaca, de Christiane Jatahy. Ítaca dá continuidade à pesquisa de linguagem da diretora (que em janeiro deste ano foi premiada pela Bienal de Veneza, com o Leão de Ouro pela sua trajetória artística), entre o teatro e o cinema, entre o ficcional e o documental, entre o passado e presente. Trazendo, a partir da ficção histórica de Homero, uma lente de aumento sobre os dias de hoje, sobre as guerras, os movimentos de partida e de chegada, a tentativa de chegar em casa concreta e metaforicamente.

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

NATAL DOS ENCANTOS - A Prefeitura de Porto Alegre promove a programação do Natal dos Encantos 2022, com 40 atrações gratuitas espalhadas pela Capital até 25 de dezembro. Neste ano, são parceiros da prefeitura 27 empresas e entidades de diversos setores. Além do Paço Municipal, Praça da Alfândega, Mercado Público e Praça Montevidéu, no Centro Histórico, as atrações ocorrerão em outros locais, como Orla 1 e 3, Esplanada da Restinga, Jardins do Dmae, Catedral Metropolitana, Morro da Cruz, Teatro Renascença e Igreja da Conceição. Acesse aqui a agenda completa.

CAMPANHA DO BRINQUEDO - Porto Alegre está com uma campanha de doação de brinquedos para atender crianças de comunidades carentes neste Natal. Os pontos de coleta são os seguintes: Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico), Trensurb (prédio administrativo: avenida Ernesto Neugebauer, 1985 - Humaitá /
Estação Mercado: Centro Histórico), Rede Zaffari (Zaffari Otto: avenida Otto Niemeyer, 601 - Tristeza / Zaffari Hípica: avenida Juca Batista, 4255 - Hípica /Zaffari Centerlar: avenida Sertório, 8000 - Sarandi / Zaffari Fernando Machado: rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico / Bourbon Ipiranga: avenida Ipiranga, 5200 - Jardim Botânico), Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta) e Palácio do Comércio - Associação Comercial de Porto Alegre (Largo Visconde do Cairu, 17 – Centro Histórico).

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes