Prefeito vistoria serviços de limpeza e abertura de açudes em propriedades afetadas pela estiagem

25/03/2023 14:27
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Melo afirmou que, se o campo vai bem, a cidade vai bem

O prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, vistoriou neste sábado, 25, o serviço de limpeza de açude que está sendo realizado na propriedade do senhor Ernesto Kaiper Lima, no bairro Lageado, Extremo-Sul da Capital. O agricultor cultiva folhosas e legumes. As olerícolas estão entre as culturas mais afetadas pelos efeitos da estiagem, com perdas de até 50% da produção.

“Estamos ao lado dos agricultores para fazer limpeza e abertura de novos açudes, para que possam continuar produzindo principalmente os alimentos orgânicos oferecidos nas feiras de Porto Alegre. Se o campo vai bem, a cidade vai bem” – Prefeito Sebastião Melo.

As ações emergenciais de auxílio aos produtores rurais afetados pela falta de chuva estão

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Serviço foi incrementado com mais uma escavadeira hidráulica

sendo realizadas desde o dia 13 de março. Já foram atendidas seis propriedades rurais e uma aldeia indígena com a limpeza de nove açudes.

Segundo o secretário municipal de Governança, nesta semana, o serviço foi incrementado com mais uma máquina, para aumentar a capacidade de atendimento. “Iniciamos com uma escavadeira hidráulica operando e agora contamos com mais uma. Até o final do prazo do decreto de emergência, todos os produtores inscritos serão assistidos”, afirmou Trogildo.

Para o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, a agilidade da prefeitura tem sido fundamental. “Estamos muito satisfeitos com a rapidez com que as ações estão sendo disponibilizadas aos produtores. A prefeitura agiu no momento certo”, ressaltou. “Essa ajuda está sendo muito importante, pois vamos garantir a produção das próximas safras, após as perdas ocorridas pela falta de água”, destacou o produtor rural.

Durante o período de inscrições, foram recebidas 78 solicitações de 63 produtores para o uso de máquinas. São 53 pedidos para limpeza de açudes e 25 para a abertura de novos tanques de reservação de água. As situações estão sendo analisadas em cada local por técnicos do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD-SMGOV) e da Emater-RS, para que entrem na programação.

Serviços - Os serviços estão sendo realizados pela empresa MAK, contratada por meio da adesão ao registro de preço para uso de máquinas do Governo do Estado, que foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), no dia 1º de março. O atendimento aos produtores será realizado até 24 de julho, quando termina o prazo do decreto de situação de emergência.

Também acompanharam a vistoria o diretor de Articulação Institucional, Djedah Lisboa, e os representantes da Associação Porto Alegre Rural – Caminhos Rurais, Ricardo Fontoura e Nairo Guerisoli.

  

 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes