Prefeitura emite ordem de início para reurbanização da Praça Dr. Lopes Trovão

27/01/2021 15:48
Jefferson Bernardes / PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Local recebeu as obras para construção do reservatório R1, que compõe sistema de macrodrenagem do Arroio Areia

A prefeitura assinou nesta quarta-feira, 27, a ordem de início para a reurbanização da Praça Dr. Lopes Trovão, localizada no bairro Chácara das Pedras. O local recebeu as obras para construção do reservatório R1, que compõe o projeto de ampliação do sistema de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Arroio Areia. O prazo para execução dos serviços, após a autorização emitida pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), é de 150 dias.

“Após as importantes intervenções de drenagem que foram realizadas no espaço, que vão amenizar alagamentos no local e no entorno, começamos a trabalhar para que a Lopes Trovão possa ser devolvida à comunidade com uma infraestrutura qualificada e mais segurança”, ressalta o secretário da Smamus Germano Bremm.

A obra, a ser executada pelo consórcio ACABrasil, prevê uma extensa lista de intervenções, incluindo:

  • Quadra telada de futsal e vôlei;

  • Academia ao ar livre (multiexercitador com seis funções, barra horizontal com três módulos, simulador de remada sentada e especial, surf duplo, pressão de pernas triplo, simulador de caminhada triplo, esqui triplo e voador peitoral com voador dorsal);

  • Playground de 320m², em piso de saibro, com balanço, escorregador, caixa de areia, gangorra tripla e balanço misto, entre outros;

  • 25 bancos com encosto;

  • 14 lixeiras metálicas;

  • 13 postes de iluminação;

  • Duas mesas de damas;

  • Sete marcadores de caminhada (fradinho);

  • Placas indicativas do reservatório de amortecimento de águas pluviais;

  • Passeio com piso em concreto;

  • Itens de acessibilidade (corrimãos, piso podotátil e rampas de acesso)

  • Canteiros de grama.

O R1 construído na Praça Dr. Lopes Trovão é um reservatório em concreto armado, fechado e subterrâneo, que irá receber a água da chuva coletada pelos bueiros das ruas por meio de tubulações. “Ainda que agora concluída, a obra se torne invisível aos olhos da população, diretamente irá beneficiar mais de 18 mil moradores dos bairros Vila Jardim e Chácara das Pedras. São mais de 6 mil m³ de água que deixarão de ficar acumulados em ruas e avenidas da região, minimizando os alagamentos na cidade”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.

Macrodrenagem do Arroio Areia − A macrodrenagem do Arroio Areia é o maior conjunto de obras em drenagem da história recente da Capital. Ao todo, serão 26 obras, entre galerias e reservatórios, que, quando concluídas, irão beneficiar 180 mil moradores de 14 bairros da Zona Norte. Além do R1, e das cinco obras já concluídas, estão em execução no momento, as lineares I1 na av. Sertório, D5 na rua Gaston Englert  e o reservatório R9 na Praça Fortunato Pimentel. Em relação aos serviços já executados as obras registram 23%, 97% e 47%, respectivamente.

No total serão investidos cerca de R$ 107 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e de contrapartida da prefeitura de cerca de R$ 1,3 milhão.

 

Daniela Pin e Orlando Moraes

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes