Dia Lixo Zero terá ecofeira neste sábado no Parque Farroupilha

11/08/2021 08:48

A primeira edição do Dia Lixo Zero ocorrerá neste sábado, 14, em mais de 100 cidades do Brasil. Em Porto Alegre, o evento será realizado no Parque Farroupilha (Redenção), entre o Auditório Araújo Viana e o Parquinho. Idealizado pelo Instituto Lixo Zero (ILZ), a iniciativa promoverá ações de orientação e mobilização, esclarecendo dúvidas sobre os resíduos gerados na cidade, além de promover uma feira de coleta de resíduos.

Das 10h às 16h, haverá ações de conscientização com a primeira ECOfeira Lixo Zero, reunindo expositores ecológicos e pontos de entrega de resíduos recicláveis, eletrônicos, óleo usado e arrecadações de roupas e alimentos. “A cidade precisa entender que os resíduos descartados de forma incorreta prejudicam as áreas verdes, que são justamente as áreas de lazer. Motivar a população a fazer o descarte correto na ECOfeira contribuirá para esse senso de coletividade", destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

A iniciativa tem apoio da prefeitura, por meio da Smamus, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Secretaria Municipal de Educação (Smed), além de outras empresas e instituições. Será promovida pelas empresas Ellta, Recicla Poa e voluntários. A programação inclui o lançamento da Semana Lixo Zero, que será em outubro, recentemente incluída no calendário oficial de eventos de Porto Alegre.

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Andrea Brasil