Inscrições em edital do Centro de Dança para propostas de espetáculos inéditos terminam sexta

30/06/2023 08:49

A parceria do Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec) com o Goethe-Institut Porto Alegre chega à sua terceira edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo 2023. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 30. Mais informações aqui

A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$ 20 mil. O espetáculo cumprirá temporada de três apresentações no Auditório do Goethe-Institut de 19 a 21 de outubro. O Goethe-Institut disponibilizará seu auditório para os ensaios e as apresentações da montagem contemplada.

Aqui "re-volta" trata de inconformidade e luta, mas também do giro para observar ao redor e de novo provocar o corpo e o olhar a novas perspectivas. Por isso a ênfase no pensamento do bailarino, coreógrafo e professor de dança Jean-Georges Noverre (1727-1810) e na sua provocadora obra “Cartas sobre a Dança” (Letters sur la Danse) como linha norteadora do projeto. Sua obra permanece extremamente atual e provocativa ao pensar e ao fazer dança na postura crítica em relação à técnica e aos cânones estabelecidos, na valorização dos intérpretes e sua expressividade, na valorização da inventividade e força criativa, na autonomia da dança enquanto arte, entre outras valiosas contribuições.

O projeto segue somando esforços para o fomento da produção local de dança e o incremento do circuito de apresentações na Capital. Além do incentivo para criação de novas obras coreográficas e o suporte para garantir ensaios no próprio local de apresentação, a ocupação pela dança do tradicional palco do Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre é um dos pontos altos do projeto (Re)-Volta da Dança.

A seleção é aberta a artistas e agentes culturais residentes em Porto Alegre. Edital completo disponível no Linktree do Centro de Dança.

Cronograma:

Inscrições: até 30 de junho através do preenchimento do formulário disponível no link 
Publicação das inscrições habilitadas no Diário Oficial de Porto Alegre: 4 de julho.
Reunião da Comissão Julgadora: a partir do dia 19 de julho;
Divulgação do resultado: até o dia 24 de julho;
Mostra/Temporada do espetáculo: 19, 20 e 21 de outubro, no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre.
Outras Informações e dúvidas: dancasmc@gmail.com.

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes