Jardim do Dmae terá iluminação especial na Noite dos Museus Monumentos

02/12/2022 08:47

Começa nesta sexta-feira, 2, e segue até domingo, 4, o Noite dos Museus Monumentos, com o objetivo de explorar monumentos de Porto Alegre e permitir que a população conheça mais sobre a história de cada obra.

Serão 12 locais que receberão uma iluminação especial e terão visitas guiadas. O Jardim do Dmae, no bairro Moinhos de Vento, participa da programação, com as quatro estátuas conhecidas como Afluentes do Guaíba. No sábado, também haverá show musical, a partir das 18h, tendo como atrações os grupos Violas ao Sul, Sexteto Gaúcho, Alma Lusitana e a Orquestra Jovem RS. As apresentações são abertas ao público. A prefeitura de Porto Alegre é apoiadora do evento, realizado pela produtora Rompe Cabezas.

Afluentes do Guaíba – São quatro estátuas, sendo duas figuras femininas, conhecidas como Ninfas, que simbolizam os rios Caí e Sinos, e duas masculinas, representando os rios Jacuí e Gravataí, também chamados de Netunos. Na formação original, onde hoje está instalado o chafariz, existia outra estátua simbolizando o lago Guaíba.

É considerado o mais antigo monumento público de Porto Alegre, instalado em 1866, tinha o propósito de abastecer a população de água potável e ficava na Praça da Matriz. Esculpidas em mármores de Carrara, as estátuas têm uma estética clássica idealizada pelo arquiteto italiano José Obino. As peças, que estavam na Praça Dom Sebastião, no bairro Independência, foram instaladas no Jardim do Dmae em 2014.

Visitas guiadas - São gratuitas, com retirada de ingresso pela plataforma Sympla. No dia e horário selecionados, o participante deve ser apresentado o QR code do app para os monitores do evento. Saiba mais aqui.

Noite dos Museus Monumentos – de 2 a 4 de dezembro

- Afluentes do Guaíba: conjunto de quatro estátuas representando o Guaíba e seus afluentes localizado na Hidráulica Moinhos de Vento do Dmae;
- Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana: esculturas na Praça da Alfândega;
- General Osório: de Hildegardo Leão Veloso, também na Praça da Alfândega;
- O Laçador: de Antonio Caringi, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho;
- Índia Obirici: estátua do pintor Nelson Boeira Fäedrich e do escultor Mário Arjonas, localizada no Viaduto Obirici;
- Mãe Oxum: estátua do artista Gilberto Silveira localizada na orla de Ipanema;
- Monumento aos Açorianos: do escultor Carlos Tenius, na Praça dos Açorianos;
- Monumento a Júlio de Castilhos: do escultor Décio Villares, instalado na Praça da Matriz;
- Painel Loureiro da Silva: de Vasco Prado, localizado no Viaduto Loureiro da Silva;
- Homens e Touros: painel em ferro de Xico Stockinger, na Praça Dom Sebastião;
- Chafariz Imperial: do escultor Carrier-Belleuse, no Parque Farroupilha;
- Monumento ao Expedicionário: do escultor Antonio Caringi, também no Parque Farroupilha.

Cristiano Vieira

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes