Restaurantes do 2º andar do Mercado Público reabrem nesta segunda-feira

05/09/2022 08:42
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Retomada é mais uma etapa no processo de revitalização do Centro Histórico

Após nove anos de espera pela reforma do Mercado Público, os seis restaurantes localizados no segundo andar voltarão a funcionar nesta segunda-feira, 5. A partir das 8h, a população poderá conferir os ambientes, cardápios e atendimentos sob novo ângulo de um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.

Para o prefeito Sebastião Melo, a retomada do funcionamento do segundo piso é mais um passo no esforço de revitalização do Centro Histórico. “Este momento tem um simbolismo imenso após quase uma década. A gestão colocou como prioridade a reforma, e uma governança que uniu prefeitura, iniciativa privada e permissionários, o que viabilizou a entrega para a cidade”, afirma Melo.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, após receberem os espaços para uso no final de julho, quando a reforma estrutural foi entregue, os comerciantes arrumaram seus empreendimentos para atender às expectativas da população. “Estamos muito felizes em ver esta retomada, reativando um espaço tão importante para Porto Alegre e que conta, também, a história da nossa cidade. Que sejam todos bem-vindos e sucesso às operações”, destaca.

Os restaurantes que serão reabertos são: Bar Chopp 26, Taberna,  Pizza Veg (antigo Telúrico), Mamma Julia, Sayuri e sorveteria Beijo Frio. Além destes, já está funcionando no local a Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária. Até o fim do ano, a prefeitura deve licitar outros 11 espaços no segundo piso.

Reforma - A troca dos equipamentos, como as escadas rolantes e elevadores, a reforma elétrica e abertura dos novos banheiros para pessoas com deficiência garantiram acessibilidade, segurança e conforto a usuários e comerciantes. 

Os recursos para reforma fazem parte de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan, no valor de até R$ 9,4 milhões.

Manoela Tomasi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes