Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente aborda volta às aulas presenciais

11/05/2021 11:25
Fernando Oliveira / SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Encontro ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed)

As estratégias para reabertura das escolas foi o tema central da primeira edição do Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente realizada, no final da tarde desta segunda-feira, 10, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O encontro contou com a presença de dirigentes de escolas infantis e da educação integral e secretários municipais. Entre as outras pautas abordadas, ajustamento de vagas, educação integral, reajuste salarial e o aumento do repasse.

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, destacou as ações da prefeitura durante o fechamento das escolas, como a distribuição de cestas básicas, kits pedagógicos e a atual organização para o retorno presencial. "Todas ações foram pensadas para uma formação continuada. Agora, a prioridade é a manutenção dos vínculos com os alunos e suas famílias", afirmou a secretária.

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, ressaltou que com a reestruturação dos comitês gestores o atendimento às demandas será mais ágil.  "Com o estabelecimento das redes regionais, vamos receber as demandas direto da comunidade", disse. 

O secretário-adjunto da Educação, RamiroTarrago, explicou que com a abertura das instituições o valor do repasse será integral com o adicional de 5% para a compra de itens relativos ao combate à pandemia. Sobre o pagamento desse adicional, o procurador-geral do Município, Roberto Rocha, salientou que será recebido enquanto o decreto da pandemia estiver vigente. “Estamos trabalhando para acelerar o processo para o pagamento do valor, que é realizado sempre no final do mês”, completou.

A dirigente da rede Marista Cesmar, Rose Ceroni Canabarro, comentou que o encontro presencial é importante para o alinhamento de estratégias. “Somos o porta-voz da comunidade há 30 anos, fizemos toda a articulação entre as instituições e a comunidade”, disse.

 

 

 

Paula Maia

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes