Secretaria de Educação participa do Menu POA

14/12/2021 16:08
Giulian Serafim / PMPA
Janaina falou sobre ações realizadas na rede municipal

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, participou nesta terça-feira, 14, do Menu POA, tradicional evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre. Também estiverem presentes a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, e o vice-pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Leandro Raizer.

Janaina elencou algumas mudanças que já estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), como a nova proposta pedagógica e a implementação de quatro escolas em tempo integral no próximo ano. Também destacou o fortalecimento da gestão escolar, com o recente lançamento do painel de gestão, e a utilização dos indicadores educacionais como instrumento de acompanhamento da aprendizagem. “Muito da transformação que desejamos começa pela parte pedagógica, mas passa necessariamente pela gestão escolar”, disse a secretária.

Ao projetar o próximo ano e as estratégias futuras, Janaina destacou a importância de implementar as turmas de correção do fluxo escolar e priorizar a alfabetização na idade certa, assim como a discussão de um currículo emergencial para atender à defasagem de aprendizagem agravada pela pandemia, a partir da avaliação diagnóstica realizada ao longo de 2021. Ela ainda reforçou a necessidade de transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à educação e finalizou defendendo a construção de uma matriz de habilidades socioemocionais. “É fundamental que, agora, depois de dois anos de pandemia, a escola possa preparar os nossos alunos para a vida, além do desenvolvimento cognitivo”, completou.

Antônio Bavaresco

Lissandra Mendonça