Atendimento para emissão de guias do IPTU começa mais cedo a partir desta segunda

06/02/2023 07:13
Mateus Raugust / PMPA
Fazenda
Prefeito Sebastião Melo acompanhou emissão de guias nesta sexta-feira

A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº) vai abrir uma hora mais cedo, às 8h, nesta segunda-feira, 6, terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, para receber os contribuintes que desejam acessar as guias com desconto para o pagamento do IPTU 2023. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai disponibilizar ainda um guichê especial no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105) para auxiliar este público.

Os documentos também estão disponíveis de forma on-line em 17 subprefeituras e no Tudo Fácil Zona Norte. O objetivo é reduzir a possibilidade de filas e atender os contribuintes com conforto. Na manhã de sexta-feira, 3, o prefeito Sebastião Melo esteve na loja física da secretaria para acompanhar o trabalho. 

“Percebemos que muitos porto-alegrenses vêm para fila por volta das 8h e quando a loja abre, às 9h, eles são rapidamente atendidos. Então, decidimos antecipar esta abertura para que ninguém precise esperar pelo atendimento”, explica o secretário-adjunto da Fazenda, Jonas Machado. 

IPTU digital - A loja e os outros 19 locais físicos auxiliam os cidadãos que têm alguma dificuldade na emissão das guias, mas os documentos podem ser retirados sem a necessidade de deslocamentos por meio do site IPTU 2023 ou no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS. Os documentos também são fornecidos pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, opção 4, das 9h às 16h, nos dias úteis.

Idosos - A partir de segunda-feira, 6, estará disponível um guichê especial no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h30. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

"Apoiar as pessoas idosas de Porto Alegre é ação prioritária no trabalho da SMDS.  Não poderíamos faltar a esta tarefa de mais cuidado com a cidade, pois buscamos atender às necessidades", ressalta o titular da SMDS, Léo Voigt.

Locais físicos- Para quem não tem acesso à internet é possível emitir as guias presencialmente, com auxílio de profissionais, em 17 subprefeituras em todas as regiões da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Confira aqui os endereços, além do Tudo Fácil Zona Norte, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e no sábado das 10h às 14h. (terceiro andar do Bourbon Shopping Wallig - avenida Assis Brasil, 2611) ou na Loja de Atendimento (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº), das 8h às 16h. 

Parcelamento - O pagamento sem desconto inicia em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros, com emissão das guias a partir do dia 16. No site, já está disponível o cadastro do e-mail para receber as guias de forma automática. A primeira parcela vence em 8 de março.

Descontos
O prazo para pagamento com desconto termina no dia 8 de fevereiro. A redução é de 5% para todos os contribuintes, podendo chegar a 11%.  

Para quem tem imóvel sem débitos
- Pessoa física: 3%
- Pessoa jurídica: 4%                                                                      

Para quem colocar o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
De uma a seis notas fiscais: 1% 
De sete a 18 notas fiscais: 2% 
Acima de 18 notas fiscais: 3% 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes