Obras proporcionam revitalização de estações e melhorias viárias na região da Sertório

11/08/2020 14:50
Jefferson Bernardes/PMPA
Executivo
A obra irá beneficiar cerca de 40 mil usuários de ônibus da região

O corredor de ônibus da avenida Sertório, na Zona Norte, está recebendo obras de revitalização de estações de ônibus e melhorias viárias. Nesta terça-feira, 11, o prefeito Nelson Marchezan Júnior vistoriou o andamento das intervenções iniciadas em janeiro. As obras são executadas pelo Grupo BIG como compensação ao município pela construção do complexo comercial que envolve o Hipermercado BIG, o Sam’s Club e o centro de distribuição do grupo.

“Essa é mais uma importante parceria entre a prefeitura e o setor privado. Serão investidos R$ 7,7 milhões, possibilitando a entrega de um corredor totalmente revitalizado, por onde circulam diariamente cerca de 40 mil usuários de várias linhas de ônibus que atendem a região” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O projeto de revitalização inclui melhorias em um trecho de sete quilômetros da Sertório, entre as avenidas Farrapos e Assis Brasil. As intervenções incluem alargamento da via, adequações viárias nas cinco estações, execução de 19 cruzamentos, novos abrigos de ônibus, além de melhorias na rede de drenagem. “O corredor recebe ainda adequação semafórica, com instalação de controladores de velocidade, e nova sinalização, além de rampas e rebaixos de acessibilidade”, explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, que acompanhou a vistoria. Também estão incluídas no projeto duas novas estações de ônibus, a da Rótula dos Gaúchos, praticamente concluída, e a do BIG Sertório, com obras iniciadas em breve. 

"A ampliação do corredor de ônibus, com a instalação das duas novas estações, são medidas que priorizam os coletivos, proporcionando mais agilidade e pontualidade, melhorando a qualidade do sistema de transporte público”, afirma o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), engenheiro Marcelo Hansen. Ao todo, a obra já tem 60% dos serviços executados, com previsão de conclusão para dezembro.

Histórico: As obras são resultado de uma medida compensatória assinada pela prefeitura e o grupo BIG, que incluiu duas ações de compensação. A medida foi definida pela alteração do empreendimento do grupo na Capital, que passou de varejo para atacado, causando maior impacto para a região em que está localizado. A primeira ação de compensação, já executada, tratava da pavimentação de três quilômetros da avenida Dona Alzira, nas proximidades do complexo Sertório, concluída em 2013.

 

Orlando Moraes e Gustavo Roth

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes