Secretários municipais conhecem projeto de veículos elétricos

26/02/2021 16:03
Aline Rimolo/SMP PMPA
PARCERIAS
Projeto de novo sistema para mobilidade já é aplicado em outras cidades

Os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, e o adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, conheceram, nesta sexta-feira, 26, o projeto da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) sobre a utilização da mobilidade elétrica. O projeto apresentado vem sendo aplicado em outras cidades e propõe soluções que podem ser adotadas tanto para micromobilidade como de forma mais ampla.

A partir do que foi demonstrado pelo presidente da ABVE, Adalberto Maluf, o secretário Schirmer solicitou que a associação exponha experiências já desenvolvidas em outras cidades que possam embasar um modelo a ser estudado para o Centro Histórico de Porto Alegre e a Orla do Guaíba. “Uma das prioridades da gestão do prefeito Sebastião Melo é a mobilidade. Não temos dúvida de que o veículo elétrico veio para ficar, e quem sair na frente terá ganhos de diferentes naturezas. Vamos analisar a possibilidade de inserir essa tecnologia em Porto Alegre, sobretudo para resolver problemas de micromobilidade”, afirmou. 

A secretária Ana Pellini enfatizou os benefícios desse tipo de veículo, sobretudo para a saúde. “ Aqui em Porto Alegre, está em curso um inventário da poluição atmosférica das diversas bacias de ar. Após a publicação, providências serão tomadas para que haja uma redução dos índices de poluição, e o veículo elétrico, sem dúvida, pode contribuir muito, tanto no transporte coletivo como no privado”, pontuou. 

Ayres reforçou o interesse da prefeitura em buscar alternativas para qualificar a mobilidade e opções mais sustentáveis. “Este governo leva tão a sério este assunto, que montou uma estrutura específica para tratar das questões relativas à mobilidade urbana", enfatizou.

  

 

Aline Rimolo

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes