Prefeitura moderniza gestão de tecnologia da informação
A Prefeitura de Porto Alegre contratou uma das maiores e mais influentes empresas em pesquisa e aconselhamento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para modernizar a política de TI do Município. O contrato com a Gartner do Brasil foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 15. Com isso, a administração municipal dá um passo importante para melhorar os serviços já prestados, ter mais competitividade e avançar nos processos de inovação, alinhada ao conceito de cidade inteligente. “Trabalhamos para modernizar a gestão e implementar novas tecnologias de padrão global que facilitem a vida das pessoas, com serviços cada vez mais eficientes e inovadores”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
A Gartner já prestou serviços de aconselhamento para a modernização da gestão de TI em órgãos como Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo, Banco do Brasil, Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Ministério Público Estadual, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria da Receita Federal, com uma carteira de 121 clientes da área pública, além de desenvolver projetos em 15 estados, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A empresa atua em mais de cem países (como Japão, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos) e tem cerca de 15,6 mil clientes – entre eles, NASA, Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Departamento Nacional de Defesa do Canadá, Agência de Tecnologia Governamental de Singapura e Agência de Desenvolvimento da Cidade de Oslo.
Com vigência de dois anos e custo estimado em R$ 2,8 milhões, o contrato prevê que a empresa dê suporte à elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e apoie a implementação de ações do Governo Digital, especialmente em áreas como saúde, educação e segurança. Deverá, ainda, apoiar e aconselhar ações que tornem mais eficientes e transparentes os serviços prestados aos cidadãos e dar suporte às ações de inovação do governo no Pacto Alegre.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, o tema de tecnologia e de governo digital é estratégico para o Município e, por isso, a contratação visa a propor um novo modelo de governança de TIC. "O desafio é a implantação de uma gestão de tecnologia integrada, mais ágil, econômica e inovadora, a fim de simplificar os serviços prestados ao cidadão”, complementa a secretária.
Rui Felten