Prefeitura promove Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho

06/11/2019 16:18
Eduardo Beleske / PMPA
PLANEJAMENTO
Atividades fazem parte do IX Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho

A metodologia do Acesso Mais Seguro e as interfaces com a saúde do trabalhador bem como as transformações no mundo do trabalho e o serviço público foram os temas abordados nesta quarta-feira, 6, no  IX Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho. Promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), a atividade com o tema Sujeito, Trabalho e Saúde: Formas de Proteção e Cuidado reuniu cerca de 80 servidores no auditório da Escola de Gestão Pública (EGP). A programação integra a V Semana de Saúde e Segurança no Trabalho.

O Acesso Mais Seguro visa desenvolver metodologias e protocolos de atuação a fim de reduzir a exposição dos profissionais e dos equipamentos à violência armada. O objetivo é oferecer um modelo de trabalho que coopere com o serviço já existente pelo Estado nas diferentes áreas em que atua. Para a adoção da metodologia, foi firmada parceria entre Prefeitura e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O trabalho é desenvolvido nas secretarias da Educação e Saúde e na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Entre os pontos destacados pela coordenadora do projeto na Saúde, assistente social Liliane Santos, estão a ampliação e a qualificação da comunicação protetiva e o maior empoderamento e percepção de segurança nestes ambientes. Segundo ela, a intenção é que a iniciativa seja federalizada. Para isso existem tratativas do governo federal com a Cruz Vermelha. 

A gerente do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), Fabiana Hermes Suprinyak, falou sobre as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho e os impactos no serviço público e nas relações de trabalho.

 

 

Eliane Iensen

Taís Dimer Dihl