Representantes do BNDES participam de reuniões no município

13/12/2018 15:54

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, participaram nesta quinta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), da abertura da missão técnica com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estão na Capital para fazer análises de risco e conhecer as principais características do município sob o viés econômico, orçamentário e financeiro. 

Durante o encontro, Rigon destacou que o olhar externo de uma instituição financeira é fundamental, além de ser uma norma que viabiliza o investimento e aponta os caminhos para que o município melhore naquilo que for preciso. Destacou ainda que o Executivo trabalha com parcerias e busca outras fontes de recursos como Caixa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e parcerias com entidades internacionais, como o Banco Mundial. Já o secretário Cidade destacou que o desafio é manter os atuais e atrair novos investimentos para Porto Alegre.

A coordenadora de Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento e Gestão, Luciane Adami, ressaltou que as análises de risco são realizadas quando os projetos envolvem recursos significativos e lembrou que, há pelo menos quatro anos, o Porto Alegre não recebia uma missão para conhecer as principais características do município, incluindo a ótica econômica, do orçamento e das finanças.  

Em 2017, a Prefeitura firmou um protocolo de intenções com o BNDES, pelo Programa de Parcerias de Investimento, oficializando a parceria para estruturação de projeto de PPP de iluminação pública. A assessoria do banco está prevista nas etapas de planejamento e contratação de consultores, estudos para modelagem da parceria, roadshow, audiência pública, consulta pública, atendimento a órgãos de controle e realização dos leilões para contratação do parceiro privado.

A agenda inclui apresentações sobre aspectos como planejamento estratégico, arrecadação, execução orçamentária e financeira, regime previdenciário, gestão de pessoas, controle interno e externo, dívida pública e análise da disponibilidade de caixa.  O encontro segue até sexta-feira, 14.

  

 

Eliane Iensen

Gilmar Martins