Bairro Partenon recebe pesquisa epidemiológica nesta semana

25/10/2021 08:36

Moradores do bairro Partenon, na Zona Leste da Capital, serão convidados a participar de uma pesquisa epidemiológica desta segunda-feira, 25, a 30 de outubro. Eles serão questionados sobre possíveis eventos adversos após a vacina contra a Covid-19. A pesquisa é realizada pelo Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo - EpiSUS Intermediário, ofertado pela Fiocruz-Brasília, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Os profissionais que aplicarão o questionário estarão identificados com crachás dos órgãos de atuação, além de camisetas e mochilas do curso. Eles percorrerão o bairro em duplas, sendo acompanhados por agentes comunitários de saúde. Cada dupla terá um agente junto no trabalho. O bairro foi escolhido por critério epidemiológico.

Curso - O curso teve início em maio de 2021, com a participação de 30 estudantes indicados pelos gestores dos estados e municípios de todo o Brasil. Representam a Secretaria Municipal de Saúde o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, a diretora adjunta, Fernanda Fernandes, e a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Taís Anelo.

O trabalho de campo ocorre simultaneamente nas 27 capitais brasileiras e em um município de São Paulo. O objetivo é contribuir para a localidade que receberá os profissionais em treinamento e possibilitar a vivência prática do método epidemiológico. Todos os custos da pesquisa e da execução do trabalho são bancados pela coordenação do curso.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil