Dia D da vacinação contra sarampo tem passe livre na Capital

19/10/2019 08:00
Luciano Lanes/PMPA
SAÚDE
Saúde abrirá 43 salas de vacina no Dia D
Os ônibus de Porto Alegre vão circular com Passe Livre neste sábado, 19, Dia D de vacinação de crianças contra sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá 43 unidades de saúde abertas para imunização no Dia D, que é de mobilização em todo o país. O horário de atendimento será das 8h às 17h. Algumas unidades de saúde mantidas pelo Grupo Hospitalar Conceição terão atendimento em horário diferenciado, das 9h às 15h (veja abaixo).
 
A vacinação no sábado é exclusiva para crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A campanha de vacinação tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo e atualizar a caderneta nessa faixa etária, até 25 de outubro. Para facilitar o acesso de pais ou responsáveis a unidades de saúde, o Dia D é realizado sempre em um sábado.
 
O Ministério da Saúde, neste ano, alterou o esquema vacinal de bebês em função da situação epidemiológica do Brasil, com a recomendação da chamada Dose Zero para crianças entre seis meses e 1 ano de idade. As doses 1 e 2, feitas aos 12 e aos 15 meses, devem ser feitas normalmente. “A única ressalva é que o intervalo mínimo entre a dose zero e a dose 1 deve ser de 30 dias”, explica a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações da SMS.
 
De acordo com dados do órgão federal, foram confirmados 6.640 casos de sarampo no Brasil até o final de setembro.
 
Confira aqui as unidades que estarão abertas no Dia D.

 

Patrícia Coelho

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes