HPS promove ação pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos nesta sexta-feira

07/05/2021 08:43
Divulgação / PMPA
Saúde
Higienização é a medida mais eficaz para prevenir doenças como gripe e Covid-19

Celebrado nessa quarta, 5, o Dia Mundial de Higienização das Mãos será marcado por ato no Hospital de Pronto Socorro (HPS) nesta sexta-feira, 7, a partir das 10h. O evento precisou ser transferido em função da chuva. Durante a ação, alpinistas vão descer pela fachada do hospital vestidos com capa e máscara do Alcoolito - mascote da campanha. Pelas janelas, farão a entrega de frascos de álcool em gel aos profissionais de saúde. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) promove anualmente uma atividade em alusão à data.

A iniciativa integra uma campanha desenvolvida pela CCIH , em parceria com a UniRitter, que resultou na criação da Liga do Alcoolito, um boneco em forma de frasco de álcool em gel, que atua junto com os profissionais da saúde, comparados com super-heróis no combate contra vírus, bactérias e germes. “Com a demanda de trabalho aumentada por conta da pandemia, os técnicos, médicos, enfermeiros e higienizadores passaram a ser vistos pela população como se tivessem superpoderes, por atuarem na linha de frente do combate da Covid-19”, explica a enfermeira da CCIH, Marcelle Rodrigues Schettert.

Segundo a profissional, a higienização é a medida mais eficaz para prevenir doenças como gripe e Covid-19. “As mãos são o maior veículo de transmissão de doenças, capazes de concentrar milhões de micro-organismos resistentes, os vírus e bactérias”, afirma.

O Dia Mundial de Higienização das Mãos segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o mundo, são promovidas atividades de conscientização. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

 

Yan Taborda (estagiário) / Supervisão: Adriana Corrêa

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes