Vacinação domiciliar a idosos com mais de 80 anos começa nesta quarta

01/04/2020 08:35
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
A partir de quarta-feira, haverá vacinas disponíveis em sete drive thrus na cidade
Pessoas com mais de 80 anos que já acessaram unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) serão vacinadas contra a influenza em casa a partir desta quarta-feira, 1º de abril. Desde essa segunda-feira, 30, essas pessoas estão sendo contatadas por telefone. O agendamento pode ser feito entre as 8h e 17h.

Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a parceria reforça a necessidade de isolamento aos idosos, que compõem o grupo de risco à contaminação do coronavírus. "Estamos buscando parcerias em todas as áreas para atender o maior número de pessoas possível. Evitar que os idosos saiam às ruas é mais uma proteção contra o coronavírus", reforça.

A iniciativa é parceria da prefeitura com a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Serviço Social do Comércio (Sesc-RS). Oito veículos do Sesc serão utilizados pela SMS para as visitas domiciliares de vacinação dos idosos. Alunos da universidade estão fazendo os contatos telefônicos.

"A estimativa é imunizar em torno de sete mil idosos em casa, sendo 2.050 na abrangência dos centros de Saúde Modelo e IAPI, que concentram o maior número de idosos listados", explica a diretora adjunta da Atenção Primária à Saúde da SMS, Diane Nascimento. “A intenção é restringir a circulação dos idosos com mais idade e facilitar o acesso à vacinação nesse período de isolamento social”, enfatiza.
 
O estudante do primeiro semestre do curso de Gestão em Saúde da UFCSPA, Edilson Oliveira Júnior, é um dos voluntários do trabalho. “É uma iniciativa muito interessante, propicia contato com os pacientes. Orientamos quanto à restrição de circulação e cadastramos para agendamento os idosos que ainda não foram imunizados”, explica. 
 
Idosos com mais de 80 anos que nunca acessaram unidades de saúde da SMS, ou aqueles entre 60 e menos de 80 anos devem ser vacinados nas farmácias parceiras das redes Agafarma, Panvel e São João. Já há doses disponíveis. Confira os locais com estoque em prefeitura.poa.br/vacinas
 
A partir de quarta-feira, 1º de abril, haverá vacinas disponíveis em sete drive thrus instalados pela SMS na cidade e em unidades de saúde. Os postos móveis funcionam enquanto há estoque de vacinas. 

Drive Thru:
 
Região Glória / Cruzeiro / Cristal
- Oscar Pereira - Avenida Professor Oscar Pereira, 3229 - Glória
 
Região Norte / Eixo Baltazar
- Baltazar de Oliveira Garcia - Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 - São Sebastião
 
Região Restinga e Extremo Sul
- Praça João Batista Lessa – Restinga – Rua Jorge Mello Guimarães s/n
 
Região Noroeste / Humaitá / Navegantes / Ilhas
- IAPI - Rua Três de Abril, 90 - Passo d'Areia
 
Região Partenon / Lomba do Pinheiro
- Parada 10 da Lomba do Pinheiro (pátio Paróquia Santa Clara) - João de Oliveira Remião, 4444
 
Região Leste / Nordeste
- Morro Santana - Rua Marieta Mena Barreto, 210
 
Região Centro
- Santa Cecília - Rua São Manoel, 543 - Santa Cecília
 
Farmácias -  Cada farmácia definirá as quantidades a serem aplicadas diariamente, em função das normas de armazenamento.  

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Patrícia Coelho

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes