Ações de prevenção à dengue são realizadas no decorrer da semana

Equipes de agentes de combate a endemias farão visitas domiciliares após confirmação de casos da doença. Com chuva, trabalho é suspenso.
12/04/2022 13:27

Quatorze regiões da cidade receberão visitas de Agentes de Combate a Endemias (ACE) no decorrer desta semana em decorrência da confirmação de casos de dengue.. Nesta terça-feira, 12, os trabalhos estão previstos para parte dos bairros Menino Deus, Santa Cecília e São João - imediações da rua Carlos von Koseritz) e no Beco dos Marianos. 

Na quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, as visitas domiciliares serão nos bairros Camaquã, Restinga, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Partenon (imediações da rua Ivo Janson), Medianeira, Jd Botânico, Santa Tereza, Centro Histórico e Cidade Baixa.

O gerente da unidade de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alex Lamas, destaca que os ACE dão prosseguimento ao trabalho de orientação e intervenção nas condições ambientais para o enfrentamento dos surtos de dengue nos territórios. São 69 agentes, que trabalham em duplas ou grupos maiores de forma a apoiar os moradores no controle mecânico dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “O trabalho é programado com base na notificação de casos suspeitos realizada para a Vigilância Epidemiológica da SMS, que gera um mapeamento e priorização de determinados territórios”, explica Lamas.

Nas visitas, os agentes fazem busca ativa de novos casos suspeitos e orientam para encaminhamento à Unidade de Saúde referência do morador. Entre as orientações nas áreas com confirmação de casos ou notificação de suspeita de dengue, são de cuidado individual, como uso de repelente  e ambiental, com apoio ao morador na busca e eliminação de criadouros ou encaminhamento para áreas de fiscalização e saneamento. 

Os trabalhos estão previstos para todo o dia e são suspensos com chuva. 


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa

Acompanhe a prefeitura nas redes