Capital apresenta alto índice de infestação do Aedes aegypti

Nos 45 bairros monitorados por armadilhas, o índice de infestação é de moderada a crítica
07/04/2022 15:23

A detecção de mosquitos em armadilhas espalhadas na cidade mostra que 34 bairros de Porto Alegre apresentam infestação crítica de Aedes aegypti, transmissor da dengue, sendo que seis estão em situação de alerta e cinco com infestação moderada de mosquitos detectados. A informação consta no boletim epidemiológico semanal arboviroses (quadro na página 4), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira, 6.

De 2 de janeiro a 2 de abril, foram notificados 1.131 casos suspeitos da doença entre moradores de Porto Alegre, com 640 confirmações, sendo 624 casos contraídos na cidade. “O engajamento das pessoas é fundamental para revisar pátios e residências, evitando manter objetos que possam acumular água, transformando-se em criadouros do mosquito transmissor da dengue”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fernandes.

Os casos são registrados em todas as regiões da cidade, com prevalência nos bairros Jardim Carvalho, Vila Nova e Bom Jesus, localizados nos distritos sanitários Leste e Centro Sul, com 381 e 78 confirmações, respectivamente. Os dados podem ser conferidos em tempo real neste link.

O documento mostra que o pico de casos contraídos na cidade, até o momento, ocorreu na semana que vai de 13 a 19 de março. Eram 95 na semana do dia 12, passando para 296, 502 e 624 nas três semanas seguintes.

Força-tarefa - Em função disso, a prefeitura criou uma força-tarefa para enfrentar o problema, e a participação da população é muito importante. No último sábado, 2, foram visitadas 1.080 residências em 32 bairros no Dia D contra a Dengue. Com a circulação viral, agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde orientam a população, fazendo busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros de mosquitos.

Confira os cuidados em pátios e imóveis no site Onde está o Aedes.


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa

Acompanhe a prefeitura nas redes