Dengue: dados semanais indicam queda de notificações de suspeitas

Fatores como diminuição da temperatura e da infestação têm relação com a diminuição dos casos e notificações
09/06/2022 15:40

O Boletim Semanal sobre Arboviroses divulgado na quarta-feira, 8, pela Secretaria Municipal de Saúde, indica a manutenção da queda de notificações de suspeitas de dengue em Porto Alegre. Na semana anterior, foram 321 notificações à vigilância epidemiológica; nesta semana, 263 notificações. O número total de casos autóctones na cidade neste ano está em 2.697. Foram registrados quatro óbitos devido à doença. Os dados estão sujeitos à revisão e incluem informação até 4 de junho.

No total, foram notificadas para a Vigilância Epidemiológica da SMS 4.369 suspeitas de dengue entre moradores da Capital, dos quais 2.796 (63,9%) foram confirmados. Do total de casos, 99 foram importados (infecções contraídas fora de Porto Alegre) ou não têm determinação quanto ao local de infecção e 2.697 contaminações na cidade. Em relação à chikungunya, foram notificadas seis suspeitas, das quais cinco foram descartadas e um caso, importado, foi confirmado. De zika, foram três notificações de suspeita, todas descartadas em exames laboratoriais.

Embora haja confirmação de casos em toda a cidade, os bairros com maior incidência da doença, respetivamente, são Jardim Carvalho, Vila Nova, Bom Jesus, Morro Santana, Vila Jardim, Ruben Berta, Vila São José, Partenon e Ipanema. Mapa de distribuição dos casos confirmados está incluído na publicação semanal.

Além da confirmação dos casos, o Boletim da Semana Epidemiológica 22 traz dados sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, resultantes do monitoramento do Aedes feito pela prefeitura. Nesta semana, foram observados um bairro da cidade de Porto Alegre com alta infestação de mosquitos, cinco em situação de alerta, nove bairros com infestação moderada e 30 bairros com infestação baixa. A baixa da temperatura registrada na semana de análise contribui com a diminuição sustentada da infestação vetorial na cidade.

Os dados estão sujeitos à revisão em virtude da permanente qualificação e podem ser conferidos no Painel de Casos de Dengue, Zika e Chikungunya, neste link.

 

Texto: Patrícia Coelho

Edição: Andrea Brasil

 


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa

Acompanhe a prefeitura nas redes