Dengue: Saúde amplia roteiros de trabalho na semana

Ações acontecem de forma simultânea em diferentes regiões visando ao combate ao mosquito e controle da dengue.
26/04/2022 17:30

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, ampliou os roteiros de ações em regiões da cidade nesta semana, visando ao combate ao mosquito Aedes aegypti e controle da dengue em Porto Alegre. Além de técnicos da DVS/SMS, os trabalhos terão apoio de outros órgãos municipais. Com chuva, os trabalhos podem ser suspensos ou reprogramados. 

Até sexta-feira, agentes de combate a endemias vão percorrer bairros da cidade de acordo com a priorização do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores e Equipe de Vigilância Epidemiológica, que considera confirmação de casos, transmissão sustentada da dengue nos bairros e alta infestação do mosquito transmissor do vírus da dengue. 

Nas visitas, os agentes prestam orientação aos moradores, fazem busca ativa de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, auxiliam os moradores na eliminação de criadouros do mosquito e, identificando situações que necessitem atuação de outros setores da prefeitura, realizam abertura de Protocolo junto ao 156.

Roteiros previstos:
Quarta-feira, 27 – bairros Agronomia/Morro Santana, Espírito Santo, São João
Quinta-feira, 28 – bairros São José/Bom Jesus, Vila Nova, Higienópolis
Sexta-feira, 29  – bairros São José/Bom Jesus, Camaquã/Cavalhada, Vila Ipiranga.

Ao longo de toda a semana, diariamente, em  45 bairros, haverá o monitoramento das armadilhas de monitoramento de mosquitos Aedes aegypti. O trabalho é realizado por agentes da empresa contratada pela Prefeitura, a Ecovec.  

Nesta terça-feira, 27, com apoio da Coordenação de Defesa Civil do município, profissionais da DVS acompanharam o trabalho de remoção de pneus de um depósito no bairro Tristeza, ambiente propício para o desenvolvimento dos mosquitos Aedes aegypti. Esse trabalho terá continuidade pelo proprietário do depósito. Na mesma operação, foram identificados outros focos de mosquitos no entorno do depósito e iniciados os trabalhos de remoção dos criadouros.

Texto: Patrícia Coelho


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa

Acompanhe a prefeitura nas redes