Três pessoas são presas durante força-tarefa contra ferros-velhos ilegais

15/06/2022 16:49
Giulian Serafim / PMPA
SEGURANÇA
Alvo foram estabelecimentos dos bairros Glória, Azenha e Cristal
A força-tarefa criada para combater os crimes de receptação, furto e roubo de fios de energia e materiais de iluminação realizou mais uma ação nesta quarta-feira, 15, em Porto Alegre. Depois de mapear os pontos estratégicos, os agentes de segurança miraram como alvo seis ferros-velhos localizados nos bairros Glória, Azenha e Cristal. Ao todo, três pessoas foram detidas, uma por receptação e outras duas por furto de energia elétrica. Os presos foram encaminhados para área judiciária.
 
Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, a ação contou com mais de 40 agentes, divididos em 14 viaturas e seis motocicletas. Um dos ferros-velhos foi notificado por não obter Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e outro por estar operando com plano de prevenção cassado. Em um dos estabelecimentos, fios de fibra ótica foram localizados e identificados por uma operadora de telefone.
 
“Mais uma vez, a nossa ação conjunta com as forças policiais resultou em prisões, autuações e na recuperação de fios furtados. Estamos atuando fortemente para combater os furtos de fios e cabos e desbaratinar esta cadeia criminosa de receptadores”, afirmou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
 
Além dos efetivos da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros também estiveram presentes fiscais da prefeitura, agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e equipes técnicas de empresas de energia e telefonia.
 
Integração - Na semana passada, durante operação conjunta, oito pessoas foram presas, sendo três por furto de energia e cinco por receptação. Também foram capturados três foragidos. A ofensiva teve como alvo o comércio ilegal em ferros-velhos da região central.
 
Nova legislação – Nesta terça-feira, 14, o prefeito Sebastião Melo sancionou projeto de lei que regulamenta as atividades em ferros-velhos e endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados, já que a procedência dos objetos deverá ser identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição e aplicação de multa.
 
Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie a corporação, informando ações suspeitas por meio telefone 153. A ligação é anônima.

  

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes