Atendimento do 156 recebe mais de 16 mil ligações em uma semana

27/05/2022 13:30
Cesar Lopes/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Pelo WhatsApp (51) 3433-0156 é possível solicitar informações e realizar registros de protocolos

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 20 até 26 de maio. O atendimento recebeu mais de 16.003 solicitações, maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 45,57%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de hidrômetro e verificação de falta d´água.

Informações como locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso, Informações gerais e emissão de alvará também foram demandas significativas (24,68%). "A população questionou ainda sobre horários e itinerários de ônibus, veículos, recursos de multas, apresentação de condutor infração e obstrução de via (17,70%)", destacou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. Além disso, foram solicitadas Informações gerais, guia de pagamento, nota fiscal de serviço eletrônico, IPTU/TCL e débito tributário. (6,81%).  E mais: execução urgente, vistoria urgente, poda em área particular, coletas em geral e descarte irregular (5,24%).

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água,  esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e tapa buraco.

WhatsApp - A prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para fazer o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte, água e esgoto, serviços urbanos e zeladoria, impostos e taxas, fiscalizações, serviços de saúde, assistência social (Fasc), iluminação pública, Procon, limpeza urbana (DMLU), agendamento da orla, dengue. São 12 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 20 e 26 de maio, a Ouvidoria recebeu 172 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à àgua e esgoto; vistoria, poda de árvore e tapa-buraco;  fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; saúde e limpeza urbana.

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins