Atendimento do 156 recebeu mais de 13,8 mil ligações em uma semana

22/04/2022 15:21

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 15 a 21 de abril. Foram 13.898 contatos recebidos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 39,05%.

Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de hidrômetro e verificação de falta d’água. "Informações sobre horários e itinerários de transporte coletivo, sinalização de obras e apresentação do condutor também foram demandas significativas (27,47%).  A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso, acamados e informações gerais (22,07%). Além disso, foram solicitadas informações sobre guias de pagamento, IPTU, nota fiscal eletrônica e débito tributário (5,81%)”, destaca o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, denúncia do mosquito da dengue e descarte irregular.

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para realizar o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços Urbanos e Zeladoria, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social (Fasc), Iluminação pública, Procon, Limpeza Urbana (DMLU), Agendamento da Orla, Dengue. São 12 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 15 a 21 de abril, a Ouvidoria recebeu 123 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; saúde e trânsito e transporte. 
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça