Loja do Servidor
A Loja de Atendimento ao Servidor informa que as solicitações estão sendo feitas por e-mail e telefone. Havendo necessidade, é feito pré-agendamento para atendimento presencial.
A Loja de Atendimento ao Servidor (LAS) é uma central de atendimento com informações e serviços de todas as áreas e subsistemas de Recursos Humanos da Administração Direta que prestam atendimento ao servidor municipal.
A Loja também viabiliza o agendamento com as áreas responsáveis dependendo da complexidade da situação.
Os atendimentos são feitos por e-mail e telefone, exceto Declaração de Beneficiários do Seguro de Vida e retirada do Aviso de Sinistro, procedimentos encaminhados presencialmente.
Tele-atendimento: 3289-1240 (das 9hs às 16hs).
E-mail: lojadeatendimento@portoalegre.rs.gov.br
Entre os serviços disponíveis via e-mail ou a serem solicitados por telefone, estão:
- Histórico Funcional.
- Informações sobre averbação de tempo de serviço/contribuição.
- Tempo de Função Gratificada (FG) e Cargo em Comissão (CC).
- Atestados diversos.
- Consulta de andamento de processos.
- Consulta de margens e consignações pelo Sistema de Controle de Consignações PROCONSIG).
- Dúvidas referentes a vantagens e descontos da folha de pagamento.
- Negociações de processos de débitos.
- Certidão de Tempo de Serviço.
- Declaração de tempo de contribuição.
- Dúvidas sobre o plano de saúde.
- Inclusão e alteração de dados bancários.
- Consignações, abertura de processo.
- Rescisão de Contrato. (baixe aqui o requerimento)*
- Análise do Desconto de Contribuição ao INSS. (baixe aqui o Termo de Responsabilidade)*
- Exoneração. (baixe aqui o requerimento)*
- Aviso de falecimento e Auxílio Funeral. (baixe aqui o requerimento)*
- Inclusão e exclusão de dependentes para fins de Imposto de Renda. (baixe aqui o requerimento)*
*Caso o arquivo não abra ou não baixe automaticamente, selecione o mesmo com o botão direito do mouse e clique na opção Salvar link como. Caso esteja utilizando o Google Chrome, pode ser necessário abrir a página em outro navegador (Firefox, Edge, Opera, etc.).
Serviços disponíveis na página do RH 24 Horas:
- Gerar / alterar senha do RH 24 horas.
- Contracheque.
- Ficha Financeira a partir de 2006.
- Comprovante de rendimentos.
- Cartão ponto.
- Rocket.chat (chat de atendimento para o Servidor). Saiba mais clicando aqui.
Serviços realizados no atendimento presencial:
- Declaração de beneficiários para Seguro de Vida Obrigatório e Aviso de Sinistro.
-
Confecção de crachás do ponto eletrônico das Secretarias (exceto SMED e SMS), FASC, DEMHAB, DMLU e PREVIMPA: o atendimento é feito por ordem de chegada, conforme cronograma mensal enviado aos RH’s. Qualquer dúvida, enviar e-mail para agendamento_cracha@portoalegre.rs.gov.br.
Requisitos / Documentos necessários
No atendimento por e-mail:
- Certidão de Tempo de Serviço (RG e informar a finalidade da certidão e para qual órgão será destinada).
- Declaração de tempo de contribuição (RG, CPF, PIS/PASEP, título de eleitor e comprovante de residência).
- Auxílio Funeral (certidão de óbito, RG e CPF do requerente, nota fiscal de serviços da funerária nominal ao requerente, comprovação do parentesco, último contracheque do Servidor, dados da conta bancária do requerente.
- Inclusão e exclusão de dependentes para fins de Imposto de Renda (documento de identidade do dependente e documento comprobatório de parentesco).
No atendimento presencial:
- Declaração de beneficiários para Seguro de Vida Obrigatório: para preenchimento do formulário, apresentar documento de identificação com foto.
- Aviso de Sinistro/Seguro de Vida: beneficiários devem encaminhar por e-mail, Certidão de Óbito e seus respectivos documentos de identidade. Será agendado atendimento presencial para retirada do documento a ser encaminhado junto à Seguradora.
Principais Etapas do Serviço
Enviar questionamento ou solicitação via e-mail ou telefone.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
- Declaração de Tempo de Contribuição: 20 dias, a contar do 1º dia útil (havendo necessidade de recuperação de registros junto ao Arquivo Municipal, soma-se 10 dias ao prazo inicial;
- Certidão de Tempo de Serviço: 5 dias úteis;
- Fichas financeiras, de 1992 a 2006: 5 dias úteis e, anteriores a 1992: 15 dias úteis (dependendo da recuperação de registros);
- Atestados diversos: 3 dias úteis.
Formas de Prestação de Serviço
Por e-mail ou telefone. Presencial, no caso de encaminhamento da Declaração de Beneficiários do Seguro de Vida e retirada do Aviso de Sinistro. Casos específicos que demandem atendimento presencial são pré-agendados por e-mail ou telefone.