Auxílio ao servidor

Loja do Servidor

A Loja de Atendimento ao Servidor informa que as solicitações estão sendo feitas por e-mail e telefone. Havendo necessidade, é feito pré-agendamento para atendimento presencial.

 

A Loja de Atendimento ao Servidor (LAS) é uma central de atendimento com informações e serviços de todas as áreas e subsistemas de Recursos Humanos da Administração Direta que prestam atendimento ao servidor municipal.

A Loja também viabiliza o agendamento com as áreas responsáveis dependendo da complexidade da situação.

Os atendimentos são feitos por e-mail e telefone, exceto Declaração de Beneficiários do Seguro de Vida e retirada do Aviso de Sinistro, procedimentos encaminhados presencialmente.

Tele-atendimento: 3289-1240 (das 9hs às 16hs).

E-mail: lojadeatendimento@portoalegre.rs.gov.br

 

Entre os serviços disponíveis via e-mail ou a serem solicitados por telefone, estão:

  • Histórico Funcional.
  • Informações sobre averbação de tempo de serviço/contribuição.
  • Tempo de Função Gratificada (FG) e Cargo em Comissão (CC).
  • Atestados diversos.
  • Consulta de andamento de processos.
  • Consulta de margens e consignações pelo Sistema de Controle de Consignações PROCONSIG).
  • Dúvidas referentes a vantagens e descontos da folha de pagamento.
  • Negociações de processos de débitos.
  • Certidão de Tempo de Serviço.
  • Declaração de tempo de contribuição.
  • Dúvidas sobre o plano de saúde.
  • Inclusão e alteração de dados bancários.
  • Consignações, abertura de processo.
  • Rescisão de Contrato.
  • Cessação de Admissão Temporária.
  • Exoneração.
  • Aviso de falecimento e Auxílio Funeral.
  • Inclusão e exclusão de dependentes para fins de Imposto de Renda.

Serviços disponíveis na página do RH 24 horas (clique aqui):

  • Gerar / alterar senha do RH 24 horas.
  • Contracheque.
  • Ficha Financeira a partir de 2006.
  • Comprovante de rendimentos.
  • Cartão ponto.

Serviços realizados no atendimento presencial:

  • Declaração de beneficiários para Seguro de Vida Obrigatório e Aviso de Sinistro.

 

Requisitos / Documentos necessários  

No atendimento por e-mail:

  • Certidão de Tempo de Serviço (RG e  informar a finalidade da certidão e para qual órgão será destinada).
  • Declaração de tempo de contribuição (RG, CPF, PIS/PASEP, título de eleitor e comprovante de residência).
  • Auxílio Funeral (certidão de óbito, RG e CPF do requerente, nota fiscal de serviços da funerária nominal ao requerente, comprovação do parentesco, último contracheque do Servidor, dados da conta bancária do requerente.
  • Inclusão e exclusão de dependentes para fins de Imposto de Renda (documento de identidade do dependente e documento comprobatório de parentesco).

No atendimento presencial:

  • Declaração de beneficiários para Seguro de Vida Obrigatório: para preenchimento do formulário, apresentar documento de identificação com foto.
  • Aviso de Sinistro/Seguro de Vida: beneficiários devem encaminhar por e-mail, Certidão de Óbito e seus respectivos documentos de identidade. Será agendado atendimento presencial para retirada do documento a ser encaminhado junto à Seguradora.

 

Principais Etapas do Serviço

Enviar questionamento ou solicitação via e-mail ou telefone.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

  • Declaração de Tempo de Contribuição: 20 dias, a contar do 1º dia útil (havendo necessidade de recuperação de registros junto ao Arquivo Municipal, soma-se 10 dias ao prazo inicial;
  • Certidão de Tempo de Serviço: 5 dias úteis;
  • Fichas financeiras, de 1992 a 2006: 5 dias úteis e, anteriores a 1992: 15 dias úteis (dependendo da recuperação de registros);
  • Atestados diversos: 3 dias úteis.

 

Formas de Prestação de Serviço

Por e-mail ou telefone. Presencial, no caso de encaminhamento da Declaração de Beneficiários do Seguro de Vida e retirada do Aviso de Sinistro. Casos específicos que demandem atendimento presencial são pré-agendados por e-mail ou telefone.

 

Atualizado em
12/08/2021