Loja do Servidor
A Loja de Atendimento ao Servidor (LAS) é uma central de atendimento com informações e serviços de todas as áreas e subsistemas de Recursos Humanos da Administração Direta que presta atendimento ao servidor municipal. Viabiliza o agendamento com as áreas responsáveis dependendo da complexidade da situação.
As solicitações podem ser encaminhadas através de atendimento presencial, telefone e e-mail. No entanto, é importante observar que os atendimentos relacionados à exoneração, recisão e auxílio funeral são realizados exclusivamente de forma presencial.
- Horário de Atendimento: das 09h às 16h.
- Telefone: 3289-1240
- E-mail: lojadeatendimento@portoalegre.rs.gov.br
PRINCIPAIS SERVIÇOS (podem ser solicitados por e-mail ou telefone)
- 1. Emissão de relatórios
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- Histórico Funcional
- Qualificação Básica
- Ficha Financeira
- Certidão Negativa de Vínculo Remuneratório
- Tempo de Função Gratificada
- 2. Informações sobre averbação de tempo de serviço/contribuição
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Para averbação de tempo:
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Privado: ligar para o INSS (Telefone 135) ou acessar o site do INSS para solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição. Solicitar à Loja de Atendimento ao Servidor o documento QUALIFICAÇÃO BÁSICA, um dos documentos solicitados pelo INSS. O servidor deverá atentar à data de solicitação desse documento porque ele tem um prazo de validade de 30 dias pelo INSS. De posse da Certidão emitida pelo INSS, abrir processo de averbação no PREVIMPA.
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Público: Prefeituras ou do Estado: dirigir-se até o Órgão de Previdência de onde trabalhava e solicitar a Certidão de Tempo de Serviço e de Tempo de Contribuição. De posse das certidões, abrir o processo de averbação no PREVIMPA.
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Militar: providenciar junto às Forças Armadas a Certidão de Tempo de Serviço Militar ou cópia autenticada do Certificado de Reservista. Após a emissão da Certidão abrir processo de averbação no PREVIMPA.
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- 3. Atestados diversos
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O prazo para envio é de 3 dias úteis.
- 4. Consulta a processos
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Serviço em desenvolvimento. Em caso de informações entre em contato através dos contatos acima.
- 5. Consulta da margem consignável
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Serviço em desenvolvimento. Em caso de informações entre em contato através dos contatos acima.
- 6. Previsão de Vantagens Temporais
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Para obter informações sobre a previsão de vantagens temporais, por favor, envie um e-mail para a Equipe de Vantagens e Benefícios (EVAN-SMAP): smapevan@portoalegre.rs.gov.br.
- 7. Dúvidas sobre contracheque
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Serviço em desenvolvimento. Em caso de informações entre em contato através dos contatos acima.
- 8. Informações sobre Processo de Débito
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Serviço em desenvolvimento. Em caso de informações entre em contato através dos contatos acima.
- 9. Atualização de Dados Cadastrais
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A Loja de Atendimento realiza alterações apenas nos dados de telefone e e-mail. Para atualizar outros dados cadastrais, o servidor deverá abrir um Processo SEI em seu RH, seguindo as orientações abaixo:
- Efetivos e Cargos em Comissão: envie o processo para EEFE - SMAP.
- Celetistas e Temporários: envie o processo para EPES – SMAP.
- 10. PPP/LTCAT
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A solicitação é feita no RH do servidor (caso ativo) ou no Protocolo Administrativo (caso desligado). A Loja apenas envia o documento por e-mail, após ser disponibilizado pelo setor responsável.
- 11. Emissão da Certidão de Tempo de Serviço (CTS)
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Para emissão da CTS o servidor deverá informar: RG, CPF, telefone, nome do órgão para o qual se destina a certidão; finalidade da certidão. O prazo para o envio é de 05 dias úteis.
- 12. Declaração de Tempo de Contribuição (DTC) e Relação das Remunerações
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Para emissão da DTC o servidor deverá enviar por e-mail ou apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, PIS/PASEP, comprovante de residência, título de eleitor. O prazo para envio é de 20 dias corridos; Caso o INSS solicite a Relação das Remunerações o servidor deverá apresentar o documento de exigência.
- 13. Rescisão de Contrato (baixe aqui o requerimento)
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Documentos obrigatórios: requerimento preenchido e assinado, última declaração e recibo do Imposto de Renda, documento de identificação e conta bancária.
- 14. Análise do Desconto de Contribuição ao INSS (baixe aqui o Termo de Responsabilidade)
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Para servidores temporários que já tem desconto do INSS fora da Administração Centralizada. O servidor deverá preencher e assinar o termo, enviar o contracheque do outro local de trabalho e documento com foto.
- 15. Exoneração (baixe aqui o requerimento)
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Documentos obrigatórios: requerimento preenchido e assinado, última declaração e recibo do Imposto de Renda, documento de identificação e conta bancária.
- 16. Auxílio Funeral (baixe aqui o requerimento)
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Documentos necessários:
- requerimento preenchido e assinado pela pessoa que custeou o funeral (requerente);
- Notas fiscais em nome do requerente (não pode ser recibos);
- RG e CPF do requerente;
- Conta bancária do requerente;
- Certidão de óbito do servidor;
- Comprovante de parentesco com o servidor.
- 17. Seguro de Vida
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A atualização da Declaração de Beneficiários para o seguro de vida obrigatório é feita mediante atendimento presencial. O servidor deverá apresentar documento com foto e assinatura.
- 18. Inclusão e exclusão de dependentes para fins de Imposto de Renda. (baixe aqui o requerimento)
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Para fins de cadastro de dependentes de imposto de renda é necessário enviar o requerimento preenchido e assinado, juntamente com o documento do dependente e do servidor com CPF. Caso o dependente seja estudante, enviar o atestado de matrícula atualizado.
- 19. RH 24 Horas
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Serviços disponíveis na página do RH 24 Horas:
- Gerar / alterar senha
- Contracheque
- Ficha Financeira a partir de 2006
- Comprovante de rendimentos
- Cartão ponto.
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CONFECÇÃO DO CRACHÁ FUNCIONAL (exceto SMED e SMS)
O atendimento é feito por ordem de chegada, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Havendo necessidade, poderá haver cronograma de atendimento.