Por defini√ß√£o Defesa Civil √© o conjunto de a√ß√Ķes preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o prop√≥sito de evitar ou minimizar desastres, procurando, ao mesmo tempo, preservar o moral da popula√ß√£o e restabelecer a normalidade do conv√≠vio social. Essas a√ß√Ķes s√£o articuladas pelos √≥rg√£os que comp√Ķem o¬†Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC).

Leia mais

Em Porto Alegre, o Sistema de Defesa Civil e a Coordenação de Defesa Civil (Codec) foram instituídos pelo decreto 9.250, do poder Executivo, em 1988.

Em 27 de dezembro de 2012, o Prefeito em exercício, Sr. José Fortunatti, sancionou a lei 11.397, regulamentada pelo decreto 18.160/2013, que altera a denominação da Codec, do GP, para Gabinete de Defesa Civil (Gadec), do GP.

Atuação
Para reduzir os desastres, desde a prevenção até a recuperação, a Defesa Civil desenvolve suas atividades em cinco fases:

 

  • Preventiva: a√ß√Ķes de planejamento, de ordenamento territorial e de investimento destinadas a reduzir a vulnerabilidade dos ecossistemas e das popula√ß√Ķes e a evitar a ocorr√™ncia de acidentes ou de desastres ou a minimizar sua intensidade, por meio da identifica√ß√£o, do mapeamento e do monitoramento de riscos e da capacita√ß√£o da sociedade em atividades de prote√ß√£o e defesa civil.
  • Mitigat√≥ria: medidas e atividades imediatamente adotadas para reduzir ou evitar as consequ√™ncias do risco de desastre.
  • Preparat√≥ria: a√ß√Ķes destinadas a preparar os √≥rg√£os que comp√Ķe o sistema de prote√ß√£o e defesa civil, a comunidade e o setor privado, inclu√≠das, entre outras a√ß√Ķes, a capacita√ß√£o, o monitoramento e a implanta√ß√£o de sistemas de alerta e da infraestrutura necess√°ria para garantir resposta adequada aos acidentes ou desastres e para minimizar danos e preju√≠zos deles decorrentes.
  • Resposta: a√ß√Ķes imediatas com o objetivo de socorrer a popula√ß√£o atingida e restabelecer as condi√ß√Ķes de seguran√ßa das √°reas atingidas, inclu√≠das a√ß√Ķes de busca e salvamento de v√≠timas, de primeiros-socorros, atendimento pr√©-hospitalar, hospitalar, m√©dico e cir√ļrgico de urg√™ncia, sem preju√≠zo da aten√ß√£o aos problemas cr√īnicos e agudos da popula√ß√£o, de provis√£o de alimentos e meios para sua prepara√ß√£o, de abrigamento, de suprimento de vestu√°rio e produtos de limpeza e higiene pessoal, de suprimento e distribui√ß√£o de energia el√©trica e √°gua pot√°vel, de esgotamento sanit√°rio, limpeza urbana, drenagem das √°guas pluviais, transporte coletivo, trafegabilidade e comunica√ß√Ķes, de remo√ß√£o de escombros e desobstru√ß√£o das calhas dos rios, de manejo dos mortos e outras estabelecidas pelos √≥rg√£os de prote√ß√£o e defesa civil.
  • Recuperativa: conjunto de a√ß√Ķes de car√°ter definitivo tomadas ap√≥s a ocorr√™ncia de acidente ou desastre, destinado a restaurar os ecossistemas, a restabelecer o cen√°rio destru√≠do e as condi√ß√Ķes de vida da comunidade afetada, a impulsionar o desenvolvimento socioecon√īmico local, a recuperar as √°reas degradadas e a evitar a reprodu√ß√£o das condi√ß√Ķes de vulnerabilidade, inclu√≠das a reconstru√ß√£o de unidades habitacionais e da infraestrutura p√ļblica e a recupera√ß√£o dos servi√ßos e das atividades econ√īmicas.

 

Em qualquer fase desse trabalho o regime é de cooperação entre os níveis de governo e a comunidade, com aproveitamento máximo dos recursos disponíveis.

 

Agentes da Defesa Civil de Porto Alegre entrando em alagamento

Serviços

Desabamento ‚Äď Emerg√™ncia, ligue para o telefone: 199
Vistoria no local com risco de desmoronamento. Se ocorrido o desastre, atuação em socorro às vítimas
Destelhamento - Emergência, ligue para o telefone: 199
Vistoria no local com risco de deslocamento, queda ou quebra de telhas ou telhados
Inc√™ndio ‚Äď Emerg√™ncia, ligue para o telefone: 193 Corpo de Bombeiros
Remoção, minimização de risco ou socorro às vítimas se ocorrido o desastre

Gabinete

Diretor da Defesa Civil de Porto Alegre
Evaldo Rodrigues Junior
Diretor-geral

Defesa Civil

Endereço:

Rua Buenos Aires, 156
Bairro Jardim Bot√Ęnico¬†- Porto Alegre/RS
CEP 90670-130

Hor√°rios de atendimento:

24 horas

De segunda-feira à domingo

Telefone (51) 3289-0199
199 - Emergências