Empresa Pública de Transporte e Circulação

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), órgão gestor do trânsito e transporte em Porto Alegre, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, tem como missão gerir e qualificar a mobilidade urbana, além de conscientizar os motoristas sobre boas práticas para a redução da acidentalidade através de ações educativas, fiscalização e engenharia de tráfego, e assim fortalecer a cultura da mobilidade segura e responsabilidade no trânsito.

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A EPTC teve sua criação autorizada pela Lei Municipal nº 8133, de 13 de janeiro de 1998, visando regular, planejar e fiscalizar as atividades relacionadas com o trânsito e os transportes do Município de Porto Alegre, atendendo a uma inovação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de municipalização da mobilidade urbana. Assim, no dia 03 de abril de 1998, foi devidamente constituída a empresa pública, na forma de sociedade anônima, com capital totalmente público, que passou a exercer as suas atividades a partir desta data.

Até janeiro de 2021 a EPTC era vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e ao Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre. Mas, em função da Lei Complementar nº 897, de 15 de janeiro de 2021, a EPTC passou a estar ligada à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e ao Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre.

Além de atuar nas áreas de fiscalização, planejamento viário (engenharia de tráfego) e educação, a EPTC também é responsável por organizar e tratar dados de mobilidade através do ObservaMob - Observatório da Mobilidade.

Deste modo, as informações são geridas e disponibilizadas transversalmente para apoiar gestores públicos na produção da informação, com o objetivo de disponibilizar dados e informações com transparência para o desenvolvimento integrado da mobilidade de Porto Alegre.

Os indicadores públicos, permanentemente atualizados, são publicados por meio de Dashboards (painéis eletrônicos) e podem ser acessados facilmente através da plataforma EPTC Transparente, disponível em https://eptctransparente.com.br/.

A população pode colaborar com o registro de ocorrências de trânsito, transporte e mobilidade urbana através do número 156 do Atendimento ao Cidadão para orientar as ações de fiscalização e ajustes na oferta de serviços da Prefeitura.

A EPTC tem como missão gerir e qualificar a mobilidade urbana de Porto Alegre

serviços

Acidente de Trânsito com Vítima - Ligar 118
Ação de fiscalização no local do acidente de trânsito ocorrido em via pública
Obstáculos na Via
Ações da EPTC para garantir a segurança e a fluidez viária
Óleo na Via
Ações da EPTC para garantir a segurança e a fluidez viária
Fiscalização - Carroças
Ação da EPTC para garantir o cumprimento da legislação quanto à circulação de carroças nas vias

Projetos e ações

Abrigo de Equinos

A EPTC é responsável pelo serviço de recolhimento, remoção, guarda de eqüinos e pelo programa de adoção destes animais.
Acesse Abrigo de Equinos

EPTC Transparente

O Portal de Transparência disponibiliza acesso às informações de mobilidade da Capital. Os dados são do ObservaMOB, o observatório de mobilidade da EPTC.
Acesse EPTC Transparente

Escola Pública de Mobilidade

Com diversos cursos gratuitos em EaD ou presenciais, a Escola promove a Política Nacional de Trânsito e executa ações voltados à segurança viária.
Acesse Escola Pública de Mobilidade

Gabinete

Pedro Bisch Neto, diretor-presidente da EPTC
Pedro Bisch Neto
Diretor-Presidente
(51) 3289.4360
Diretoria Técnica
Flávio Caldasso Barbosa
(51) 3289.4349
Diretoria de Operações
Carlos Pires
(51) 3289.4349
Diretoria Administrativo-Financeira
Tiago Bueno da Cunha
(51) 3289.4360
Diretoria de Educação
Adriano Gularte
3289.4349
Chefe de Gabinete
Paulo Terra Lopes
(51) 3289.4360
Assessoria de Imprensa
Aline Rimolo, Gustavo Roth e Jaqueline Moura
(51) 3289.3916/4241

Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC

Endereço:

SEDE DA EPTC | ESCOLA PÚBLICA DE MOBILIDADE
Rua João Neves da Fontoura, 7 - Azenha
CEP 90050-030 - Porto Alegre, RS
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 
Rua João Neves da Fontoura, 7 - Azenha
CEP 90050-030 - Porto Alegre, RS
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

POSTO DE ATENDIMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS
Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)
Av. João Pessoa, 1105, Bairro Farroupilha
CEP 90040-001 - Porto Alegre, RS
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
tripcd@eptc.prefpoa.com.br ou triidoso@eptc.prefpoa.com.br

POSTOS DE CONTROLE AVANÇADO (PCA)
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h

PCA CENTRO
Av. Ipiranga, nº. 320
Fone: 3289.4477

PCA NORTE
Av. A.J. Renner, 485
Fone: 3289.4498

PCA LESTE
R. Antônio Carlos Tibiriçá, 515
Fones: 3289.4471

PCA SUL
Rua Tamandaré, nº 335 (próximo a Diário de Notícias com Wenceslau Escobar)
Fone: 3289.4483
 

Horários de atendimento:

Atendimento ao Cidadão - Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Telefone 156 - opção nº 1, todos os dias, a qualquer hora
118 - Atendimento ao Cidadão
(51) 3289.0118