Gest√£o

A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o - EPTC foi criada pela Lei Municipal 8.133 de 1998, com personalidade jur√≠dica de direito privado, constitu√≠da sob a forma de sociedade an√īnima, visando gerir o tr√Ęnsito e o transporte do Munic√≠pio de Porto Alegre. Atendendo a uma tend√™ncia nacional de municipaliza√ß√£o da mobilidade urbana, no dia 03 de abril de 1998 foi devidamente constitu√≠da a empresa, que passou a exercer suas atividades a partir desta data.

 

Conforme o art. 10 da referida legisla√ß√£o municipal, s√£o atribui√ß√Ķes da EPTC a opera√ß√£o, controle e fiscaliza√ß√£o do transporte e do tr√Ęnsito de pessoas, ve√≠culos automotores e de ve√≠culos de tra√ß√£o animal no √Ęmbito do Munic√≠pio de Porto Alegre, sempre em observ√Ęncia ao C√≥digo de Tr√Ęnsito Brasileiro - CTB e √† legisla√ß√£o municipal.

 

Estrutura Organizacional

 

A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular da empresa em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

 

Composição da Diretoria:

 

  • Diretor-Presidente
  • Diretoria Administrativo-Financeira (DAF)
  • Diretoria de Opera√ß√Ķes (DO)
  • Diretoria T√©cnica (DT)
  • Diretoria de Educa√ß√£o (DE)

 

Para visualizar o organograma da EPTC, clique aqui.

 

Mapa Estratégico

O Planejamento Estrat√©gico da EPTC baseia-se na conceituada metodologia Balance Scorecard (BSC). Essa metodologia prop√Ķe a defini√ß√£o de objetivos estrat√©gicos, t√°ticos e operacionais para um horizonte de 4 anos, com base na an√°lise de cen√°rios internos e externos.

 

Assim, para o ciclo de gestão de 2021-2024, os objetivos estratégicos estabelecidos foram os seguintes:

 

  1. Reduzir as vidas perdidas no tr√Ęnsito;
  2. Ser reconhecida como gestora da mobilidade, através da educação, engenharia e fiscalização;
  3. Qualificar o sistema de transporte p√ļblico;
  4. Promover a fluidez vi√°ria;
  5. Reduzir da dependência financeira de ingressos indiretos;
  6. Aumentar a informatização da empresa;
  7. Promover o desenvolvimento dos funcion√°rios.
     

Em conjunto com os objetivos estratégicos, foram estabelecidos indicadores de desempenho com metas, que têm o intuito de mensurar o atingimento do que foi proposto. Assim, relacionado a cada objetivo, os indicadores acompanhados são:

 

  • Objetivo 1 - N√ļmero de mortes no tr√Ęnsito;

  • Objetivo 2 - N√ļmero de a√ß√Ķes de educa√ß√£o realizadas;

  • Objetivo 3 - √ćndice de Satisfa√ß√£o Geral do Transporte Coletivo;

  • Objetivo 3 - Qualifica√ß√£o e amplia√ß√£o da infraestrutura do transporte coletivo;

  • Objetivo 4 ‚Äď Quil√īmetros de infraestrutura ciclovi√°ria implantada;

  • Objetivo 4 - √ćndice de Congestionamento;

  • Objetivo 5 - Devolu√ß√Ķes de im√≥veis locados;

  • Objetivo 6 - N√ļmero de processos de trabalho informatizados;

  • Objetivo 7 - Avalia√ß√£o de resultado das capacita√ß√Ķes dos funcion√°rios.

mapa estrategico 50.JPG