Fiscalização de Transportes
A fiscalização do transporte público (ônibus, lotação, táxi e escolar) é realizada diariamente para garantir a segurança dos passageiros e o cumprimento das determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da regulamentação municipal.
Além da fiscalização nos terminais de ônibus e lotação, pontos de táxi e locais de grande movimentação (rodoviária, shopping centers, aeroporto), como ao longo do trajetos das linhas do transporte público, também é realizada semanalmente, com efeito surpresa, a Operação Garagem, uma ação nas garagens das empresas de ônibus. Além disso, todos os veículos do sistema fazem a vistoria preventiva, que é obrigatória. São realizadas cerca de 110 por semana na EPTC. Entre os itens observados, além do estado dos pneus, itens de higiene, conforto, elétrica e documentação do veículo, o ar condicionado é testado ao longo de todo o ano. Em caso de algum problema, a empresa é notificada para proceder a manutenção.
O setor é responsável por planejar, orientar, articular, controlar, gerenciar e aprimorar os processos relacionados às bases de dados, cadastros, operações e a fiscalização do transporte público em nossa cidade. As diretrizes que pautam as ações de planejamento e gerenciamento do transporte público são a segurança e fluidez viárias, com ênfase particular no transporte público e segurança dos pedestres e ciclistas.
Sempre que o cidadão identificar a necessidade de reforço na fiscalização ou para informar ocorrências relativas ao transporte público (ônibus, lotação, táxi ou escolar), críticas, reclamações, elogios e sugestões de melhoria na prestação dos serviços é importante que se faça o registro através das plataformas da Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou número 118 para que a EPTC possa fiscalizar e atender estas demandas. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.