Atendimento ao Cidadão
A EPTC planeja, organiza, orienta e realiza o atendimento à população de Porto Alegre para os assuntos de trânsito e transporte através de seus canais de contato presencial, telefônico e virtual (on-line).
O serviço presencial está disponível no setor do Atendimento ao Cidadão da EPTC, na avenida Erico Verissimo, nº 100 - bairro Azenha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Para agilizar e facilitar a vida dos cidadãos, diversos serviços, como a solicitação de credenciais de estacionamento em áreas prioritárias para idosos e pessoas com deficiência, autorizações para eventos, obras, instalação de contêineres em vias públicas, são disponibilizados de forma totalmente on-line, e gratuita. O objetivo é facilitar o processo de solicitação e prestação de serviços.
Abaixo, links para os serviços mais acessados:
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Transporte Público- Pedido de implantação, manutenção ou retirada de parada/terminais de ônibus
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Fiscalização – Sucata e ou veículos em condições de abandono
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Atendimento Expresso
Termo para Agendamento e Entrega de Documentos exclusivamente para Defesa de Autuação, Recurso de Multa e Apresentação de Condutor
(não é obrigatório, mas garante a agilidade no processo e evita filas)
Link para > cidadãos
Link para > escritórios e representantes cadastrados
Para demais serviços da EPTC, acesse a nossa Carta de Serviços.
Sempre que o cidadão identificar a necessidade de reforço na sinalização, de melhoria na circulação viária, ou para informar ocorrências de trânsito ou transporte público (ônibus, lotação, táxi ou escolar), críticas, reclamações, elogios e sugestões de melhoria na prestação dos serviços é importante que se faça o registro através das plataformas da Central de Atendimento ao Cidadão 156, que recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais.
Além do atendimento telefônico pelo 156tele (opção 1) ou número 118, para assuntos de trânsito e transporte, há a opção de registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web (com um espaço para bate-papo on-line com um atendente humano auxiliando o usuário na busca de informações e solução de dúvidas sobre a utilização das plataformas de autoatendimento), pelo aplicativo 156+POA, pelo 156 WhatsApp (51 3433-0156) e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.
Serviços da EPTC na sede da SMDS:
Idosos
• Solicitação de 1ª via dos Cartões Tri Idoso
• Solicitação de 2ª via
• Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
• Biometria Facial
• Abertura de Processo Administrativo
• Entrega de primeiras vias para usuários
Isentos PCDs (e seus acompanhantes)
• Entrega de documentação para primeira vias (beneficiários atendidos diretamente pela EPTC)
• Conferência de documentação para renovação vias (beneficiários atendidos diretamente pela EPTC)
• Entregas das primeiras vias para usuários e Instituições Representativas
• Solicitação de segundas vias
• Marcação de avaliação médica
• Biometria facial - seguem também as opções e-mail e Terminal Triângulo
• Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
• Abertura de Processo Administrativo
• Auxílio no pedido on-line - Credencial de estacionamento
Isentos HIV (e seus acompanhantes)
• Entregas das primeiras vias para Instituições Representativas.
• Solicitação de segundas vias
• Biometria facial - seguem também as opções e-mail e Terminal Triângulo
• Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
• Abertura de Processo Administrativo
Aplicativo 156+POA
O aplicativo 156+POA é uma maneira acessível, rápida e prática de solicitar os serviços mais requisitados da cidade. Possui opção de georreferenciamento (posicionamento geográfico com mapa para abertura de protocolos de serviços) e adição de fotos.
Basta efetuar o download do aplicativo nas lojas oficiais Google Play e Apple Store.