Atendimento ao Cidadão

A EPTC planeja, organiza, orienta e realiza o atendimento à população de Porto Alegre para os assuntos de trânsito e transporte através de seus canais de contato presencial, telefônico e virtual (on-line).

Abaixo, links para os serviços mais acessados:

  1. Reserva de Imagens das Câmeras de Monitoramento da EPTC

  2. Cópia de Documentos – Segunda Via de Documentos

  3. Cópia de processos

  4. Trânsito - Sinalização e procedimento de fiscalização

  5.  Transporte Público-  Pedido de implantação, manutenção ou retirada de parada/terminais de ônibus

  6. Fiscalização – Sucata e ou veículos em condições de abandono

  7. Autorização para uso da via pública

  8. Consultar parecer de Defesa de Autuação de Trânsito

  9. Consultar parecer de Recurso de Infração de Trânsito

  10. Atendimento Expresso

Termo para Agendamento e Entrega de Documentos exclusivamente para Defesa de Autuação, Recurso de Multa e Apresentação de Condutor

(não é obrigatório, mas garante a agilidade no processo e evita filas)

Link para  > cidadãos  

Link para > escritórios e representantes cadastrados

 

Para demais serviços da EPTC, acesse a nossa Carta de Serviços. 

 

Sempre que o cidadão identificar a necessidade de reforço na sinalização, de melhoria na circulação viária, ou para informar ocorrências de trânsito ou transporte público (ônibus, lotação, táxi ou escolar), críticas, reclamações, elogios e sugestões de melhoria na prestação dos serviços é importante que se faça o registro através das plataformas da Central de Atendimento ao Cidadão 156, que recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. 

Além do atendimento telefônico pelo 156tele (opção 1) ou número 118, para assuntos de trânsito e transporte, há a opção de registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web (com um espaço para bate-papo on-line com um atendente humano auxiliando o usuário na busca de informações e solução de dúvidas sobre a utilização das plataformas de autoatendimento), pelo aplicativo 156+POA, pelo 156 WhatsApp (51 3433-0156) e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.

 


Serviços da EPTC na sede da SMDS:


Idosos

• Solicitação de 1ª via dos Cartões Tri Idoso
• Solicitação de 2ª via
• Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
• Biometria Facial
• Abertura de Processo Administrativo
• Entrega de primeiras vias para usuários


Isentos PCDs (e seus acompanhantes)

• Entrega de documentação para primeira vias (beneficiários atendidos diretamente pela EPTC)
• Conferência de documentação para renovação vias (beneficiários atendidos diretamente pela EPTC)
• Entregas das primeiras vias para usuários e Instituições Representativas  
• Solicitação de segundas vias 
• Marcação de avaliação médica
• Biometria facial - seguem também as opções e-mail e Terminal Triângulo
• Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
• Abertura de Processo Administrativo
• Auxílio no pedido on-line - Credencial de estacionamento

 

Isentos HIV (e seus acompanhantes)

• Entregas das primeiras vias para Instituições Representativas.
• Solicitação de segundas vias 
• Biometria facial - seguem também as opções e-mail e Terminal Triângulo
• Informações sobre serviços e uso do cartão Tri
• Abertura de Processo Administrativo

 


Aplicativo 156+POA

O aplicativo 156+POA é uma maneira acessível, rápida e prática de solicitar os serviços mais requisitados da cidade. Possui opção de georreferenciamento (posicionamento geográfico com mapa para abertura de protocolos de serviços) e adição de fotos.   
Basta efetuar o download do aplicativo nas lojas oficiais Google Play e Apple Store.



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