Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos

GESTÃO
A SMPAE é responsável pelo planejamento estratégico, pelo modelo de gestão e pelas políticas de modernização administrativa.

Cabe à secretaria a formulação, a integração, o acompanhamento e a execução do planejamento estratégico e do modelo de gestão adotado no Executivo Municipal.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) é responsável pela gestão de governo, visando a garantia da eficiência dos serviços públicos prestados à comunidade por meio do acompanhamento e do monitoramento de projetos, entregas e indicadores do Município de Porto Alegre. A pasta trabalha a promoção, a integração e a coordenação dos projetos estratégicos, considerando a transversalidade, a relevância e a prioridade dos assuntos tratados.

Leia mais

Fica a cargo da secretaria a elaboração das propostas do Plano Plurianual das Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais da Administração Direta, bem como promover a sua consolidação com as propostas da Administração Indireta do Município de Porto Alegre. A SMPAE estabelece a relação com os demais entes federados, com entidades públicas e privadas e com o segmento empresarial. A pasta também prospecta oportunidades, analisa e elabora projetos e programas e executa os procedimentos necessários para a captação de recursos junto à União, ao Estado e a entidades financeiras nacionais e internacionais.

A SMPAE é responsável pelas políticas e os programas de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e por supervisionar os serviços prestados pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

 

serviços

Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA)
O ObservaPOA disponibiliza uma ampla base de informações sobre o município de Porto Alegre contribuindo para a consolidação da participação cidadã na gestão da cidade. A maior parte das informações disponibilizadas por regiões e bairros têm um papel pedagógico e político fundamental.
Anuário Estatístico 2022 - 52ª Edição
O Anuário Estatístico é uma publicação que contribui para a transparência institucional. Este documento é responsável por ações das secretarias e órgãos da administração municipal, além de divulgar dados demográficos e socioeconômicos da Capital.

Notícias

Planejamento e Assuntos Estratégicos

Projeto do Executivo para aprimorar gestão de dados tramita na Câmara

Acesse Projeto do Executivo para aprimorar gestão de dados tramita na Câmara
Planejamento e Assuntos Estratégicos

Porto Alegre busca excelência internacional com programa de certificação

Acesse Porto Alegre busca excelência internacional com programa de certificação
Planejamento e Assuntos Estratégicos

Prefeitura inicia revitalização de duas fontes e um espelho d'água no Centro Histórico

Acesse Prefeitura inicia revitalização de duas fontes e um espelho d'água no Centro Histórico

Gabinete

foto cezar schirmer
Cezar Schirmer
Secretário
Secretário Adjunto
Bruno Breyer Caldas
Chefe de Gabinete
Valmor Euclides Franciscatto Júnior
Diretora de Planejamento Orçamentário
Ana Beatriz Barros
Diretor de Captação de Recursos e Programas de Financiamento
Urbano Schmitt
Diretor de Plan. Estratégico e Monitoramento de Resultados
Marcus Vinicius Caberlon
Assessora de Gabinete
Camila Giuliani
(51) 3289.1297
Coordenadora de Comunicação Social
Bethânia Helder
(51) 3289.1254
Coordenadora de Tecnologia de Informação e Comunicação
Deborah Pilla Villela