Centro+4D

Programa de Revitalização da Ãrea Central de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) vai enfrentar antigos problemas estruturais e sociais no Centro Histórico e no 4º Distrito. Nos últimos anos, as duas regiões voltaram a ser consideradas promissoras para o turismo, para a cultura, para o empresariado e para o mercado imobiliário. Hoje, já atraem empreendedores ligados a setores como tecnologia, economia criativa e serviços especializados. 

Para consolidar esse cenário favorável, é preciso garantir que os diversos órgãos do Executivo municipal atuem onde o poder público é mais necessário, por meio de intervenções urbanas conectadas às melhores práticas de gestão e sustentabilidade. Também é essencial elevar a qualidade dos serviços prestados à população, com atenção especial a iniciativas concretas de inclusão socioeconômica voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com esses compromissos, a PMPA estruturou o Programa de Revitalização da Ãrea Central de Porto Alegre (Centro+4D), uma iniciativa de requalificação urbana em todos os seus aspectos. O projeto é cofinanciado pelo Banco Mundial e pela Agência Francesa de Desenvolvimento. Os investimentos previstos buscam ampliar áreas verdes, reduzir o uso do transporte individual e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Centro Histórico e do 4º Distrito, por meio de obras de infraestrutura, fomento ao turismo, valorização do patrimônio arquitetônico e cultural e ações nas áreas de mobilidade e saneamento. 

Os investimentos contemplam macrodrenagem, melhorias na infraestrutura do transporte coletivo e ações de reurbanização. Além disso, serão implementadas medidas específicas voltadas à inclusão social, à proteção do meio ambiente e à modernização dos espaços públicos. Também está prevista a criação de um Plano de Turismo Cultural, explorando ao máximo o potencial de Porto Alegre como uma cidade-polo, capaz de atrair turistas de todo o Brasil e do exterior.

Em linhas gerais, o programa pretende:

  • Garantir a qualificação urbanística do Centro Expandido (Centro Histórico e 4º Distrito), ao melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana, com sustentabilidade ambiental. As diversas obras vão contribuir para transformar as regiões beneficiadas em polos turísticos, gastronômicos, culturais e econômicos.
  • Estabelecer um equilíbrio entre o fomento à atividade econômica e as iniciativas de proteção às populações vulneráveis. O programa vai estimular a inclusão de grupos de baixa renda por meio de capacitação, incentivo à autonomia financeira e fortalecimento de redes locais. 
  • Qualificar a capacidade institucional da Prefeitura de Porto Alegre em áreas como planejamento, gestão e regulação territorial do Centro Histórico e do 4º Distrito. Além disso, o programa vai permitir ao poder municipal acelerar o desenvolvimento de novos negócios e estimular a diversificação da matriz econômica dessas regiões.

Acesse os instrumentos socioambientais que integram o programa Centro+4D:

Marco de Gestão Ambiental e Social (MGAS)
Plano de Envolvimento de Partes Interessadas (PEPI)
Marco da Política de Reassentamento (QPR)
Plano de Compromisso Ambiental e Social -  PCAS

Você pode tirar dúvidas e contribuir com o Centro+4D pelo e-mail: centromais4d@portoalegre.rs.gov.br. A equipe técnica do programa vai entrar em contato para confirmar o recebimento da mensagem. A Prefeitura de Porto Alegre está comprometida com a transparência em todas as etapas do processo.

Conheça a equipe do Centro+4D:

Isabel Cristina Guimarães Haifuch (coordenadora)
Daniela Reckziegel
Elisângela Räder Freier
Guliver Godoy Terada
Lúcia de Borba Maciel
Mariana Petrova Boudinova
Claiton Silva
Eduardo Feron Santos Azevedo
Anderson Locatelli