Centro+4D
Programa de Revitalização da Ãrea Central de Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) vai enfrentar antigos problemas estruturais e sociais no Centro Histórico e no 4º Distrito. Nos últimos anos, as duas regiões voltaram a ser consideradas promissoras para o turismo, para a cultura, para o empresariado e para o mercado imobiliário. Hoje, já atraem empreendedores ligados a setores como tecnologia, economia criativa e serviços especializados.Â
Para consolidar esse cenário favorável, é preciso garantir que os diversos órgãos do Executivo municipal atuem onde o poder público é mais necessário, por meio de intervenções urbanas conectadas às melhores práticas de gestão e sustentabilidade. Também é essencial elevar a qualidade dos serviços prestados à população, com atenção especial a iniciativas concretas de inclusão socioeconômica voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com esses compromissos, a PMPA estruturou o Programa de Revitalização da Ãrea Central de Porto Alegre (Centro+4D), uma iniciativa de requalificação urbana em todos os seus aspectos. O projeto é cofinanciado pelo Banco Mundial e pela Agência Francesa de Desenvolvimento. Os investimentos previstos buscam ampliar áreas verdes, reduzir o uso do transporte individual e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Centro Histórico e do 4º Distrito, por meio de obras de infraestrutura, fomento ao turismo, valorização do patrimônio arquitetônico e cultural e ações nas áreas de mobilidade e saneamento.Â
Os investimentos contemplam macrodrenagem, melhorias na infraestrutura do transporte coletivo e ações de reurbanização. Além disso, serão implementadas medidas especÃficas voltadas à inclusão social, à proteção do meio ambiente e à modernização dos espaços públicos. Também está prevista a criação de um Plano de Turismo Cultural, explorando ao máximo o potencial de Porto Alegre como uma cidade-polo, capaz de atrair turistas de todo o Brasil e do exterior.
Em linhas gerais, o programa pretende:
- Garantir a qualificação urbanÃstica do Centro Expandido (Centro Histórico e 4º Distrito), ao melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana, com sustentabilidade ambiental. As diversas obras vão contribuir para transformar as regiões beneficiadas em polos turÃsticos, gastronômicos, culturais e econômicos.
- Estabelecer um equilÃbrio entre o fomento à atividade econômica e as iniciativas de proteção à s populações vulneráveis. O programa vai estimular a inclusão de grupos de baixa renda por meio de capacitação, incentivo à autonomia financeira e fortalecimento de redes locais.Â
- Qualificar a capacidade institucional da Prefeitura de Porto Alegre em áreas como planejamento, gestão e regulação territorial do Centro Histórico e do 4º Distrito. Além disso, o programa vai permitir ao poder municipal acelerar o desenvolvimento de novos negócios e estimular a diversificação da matriz econômica dessas regiões.
Acesse os instrumentos socioambientais que integram o programa Centro+4D:
Marco de Gestão Ambiental e Social (MGAS)
Plano de Envolvimento de Partes Interessadas (PEPI)
Marco da PolÃtica de Reassentamento (QPR)
Plano de Compromisso Ambiental e Social - Â PCAS
Você pode tirar dúvidas e contribuir com o Centro+4D pelo e-mail: centromais4d@portoalegre.rs.gov.br. A equipe técnica do programa vai entrar em contato para confirmar o recebimento da mensagem. A Prefeitura de Porto Alegre está comprometida com a transparência em todas as etapas do processo.
Conheça a equipe do Centro+4D:
Isabel Cristina Guimarães Haifuch (coordenadora)
Daniela Reckziegel
Elisângela Räder Freier
Guliver Godoy Terada
Lúcia de Borba Maciel
Mariana Petrova Boudinova
Claiton Silva
Eduardo Feron Santos Azevedo
Anderson Locatelli
Susane Santos
Roberto Francisconi