O Gabinete da Causa Animal (GCA), órgão subordinado ao Gabinete do Prefeito, tem como atribuições articular, implementar e gerenciar políticas públicas para cães e gatos, com gestão sobre:
A promoção da saúde, da proteção, da defesa e do bem-estar de cães e gatos no município. O fortalecimento e apoio às ações desenvolvidas pelos munícipes e entidades que atuam em benefício de cães e gatos.
Cabe ainda executar e controlar as políticas de adoção de caninos e felinos, coibir maus-tratos aos animais, além de promover a educação ambiental com ênfase ao respeito à vida animal, à guarda responsável e à adoção consciente.
FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE SAÚDE ANIMAL VITORIA
A Unidade de Saúde abre das 8h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
Informações sobre os pré-requisitos para atendimento: https://prefeitura.poa.br/gca/informacoes-gerais
Telefone/whatsapp: (51) 981373164
FISCALIZAÇÃO DE MAUS TRATOS
Solicitamos que registre a denúncia de maus tratos pelo telefone 156, opção 9, ou pela internet (https://156web.procempa.com.br/ ). O 156 é o canal de entrada das demandas da população, as quais são, então, encaminhadas para os setores responsáveis. Neste caso, a equipe da Diretoria Geral de Fiscalização - Secretaria Municipal de Segurança.
Informações sobre o serviço: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/maus-tratos-contra-animais-denuncia.
Casos urgentes devem ser encaminhados para a Polícia Civil através de Boletim de Ocorrência. Além disso, a Prefeitura não tem como adentrar numa residência se não for recebida pelo proprietário/ responsável. Apenas a Polícia Civil pode fazer isso e geralmente munida de mandato judicial.
QUERO DOAR RAÇÃO/ UTENSÍLIOS PARA ANIMAIS
Quer saber como doar ração, utensílios, medicamentos, coleiras ou insumos médicos veterinários em geral?
Veja como em PROGRAMA BANCO DE RAÇÃO E DE UTENSÍLIOS PARA ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
- CASTRAÇÃO DE ANIMAIS COMUNITÁRIOS
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Se você cuida de cão ou gato comunitário (de livre circulação) de sua vizinhança ou local de trabalho, pode solicitar a castração gratuita ao Gabinete da Causa Animal.
Informações sobre o serviço: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/castracao-de-caes-e-gatos-comunitarios.
- INFORMAÇÕES SOBRE AS CAMPANHAS DE CASTRAÇÃO DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2024
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Essas campanhas de castração de cães e gatos pelo sistema 156 ocorreram pelo WhatsApp ((51) 3433-0156) conforme abaixo:
- no dia 18 de setembro, com 2200 vagas previstas (200 para cada 1 das 11 clínicas credenciadas). As vagas foram disponibilizadas às 8h e estavam esgotadas já às 11h17min do mesmo dia.
- no dia 30 de outubro, com 1750 vagas previstas (em 9 clínicas credenciadas com contrato em vigência). As vagas foram disponibilizadas às 8h e estavam esgotadas já às 10h do mesmo dia.
Anteriormente, como as solicitações eram feitas por telefone através de interação humana, o registro da solicitação deste serviço demorava mais e, também por essa razão, a campanha geralmente se estendia por mais de 1 dia.
No entanto, desde julho de 2024 estamos com um novo formato de prestação do serviço: o cadastro é feito apenas via WhatsApp e para 1 animal por protocolo, num máximo de 5 protocolos por CPF. Além disso, o cadastro agora é feito automaticamente, permitindo que várias pessoas solicitem o serviço ao mesmo tempo, por isso as vagas são preenchidas mais rapidamente.
Portanto, pedimos que acompanhem a divulgação de nova campanha no site e mídias da Prefeitura. Para mais detalhes sobre o serviço, acesse o link: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/castracao-de-caes-e-gatos-nas-clinicas-descentralizadas-em-porto-alegre .
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AJUDA PARA ENCONTRAR SEU ANIMAL PERDIDO
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Muitos animais resgatados das enchentes se perderam dos seus tutores. Para auxiliar no encontro entre animais perdidos e tutores, o AbigeApp, parceiro da Prefeitura, criou o AbigeApp Pets: https://www.instagram.com/abigeapp.pets
Como funciona o processo: o AbigeApp Pets auxilia o Gabinete da Causa Animal (GCA) de Porto Alegre com o desenvolvimento de um software para fazer a pesquisa dos números de chips de animais resgatados na enchente para identificar com maior agilidade a qual tutor (CPF) pertencem e proporcionar o reencontro entre eles. Também contribuem com a coleta das fotos dos animais resgatados em abrigos e a organização por Bairro/Abrigo, com o objetivo de facilitar a busca dos animais pelos tutores ou a adoção responsável.
Formas de contato (telefone, whats): 51 99134-3075
Atualizado em 07/01/2025