Gabinete da Causa Animal

GABINETES
Articula, implementa e gerencia políticas para os animais.

O Gabinete da Causa Animal (GCA), √≥rg√£o subordinado ao Gabinete do Prefeito, tem como atribui√ß√Ķes articular, implementar e gerenciar pol√≠ticas p√ļblicas para c√£es e gatos, com gest√£o sobre:

A promo√ß√£o da sa√ļde, da prote√ß√£o, da defesa e do bem-estar de c√£es e gatos¬†no munic√≠pio. O fortalecimento e apoio √†s a√ß√Ķes desenvolvidas pelos mun√≠cipes e entidades que atuam em benef√≠cio de c√£es e gatos.

Cabe ainda executar e controlar as políticas de adoção de caninos e felinos, coibir maus-tratos aos animais, além de promover a educação ambiental com ênfase ao respeito à vida animal, à guarda responsável e à adoção consciente.


ATENDIMENTO VETERIN√ĀRIO AOS ANIMAIS RESGATADOS DA ENCHENTE

Os animais resgatados da enchente est√£o sendo atendidos na Unidade de Sa√ļde Vict√≥ria. Para tanto, √© necess√°rio contatar previamente pelo telefone/WhatsApp (51) 98137-3164.

ūüďćA Unidade de Sa√ļde Animal Vict√≥ria - USAV fica na Estrada Berico Jose Bernardes, 3489, na Lomba do Pinheiro.


DOA√á√ēES

Precisamos de ra√ß√£o, utens√≠lios, medicamentos, coleiras, cordas para prender os animais, assim como insumos m√©dicos veterin√°rios em geral. As doa√ß√Ķes podem ser feitas ao pontos de coleta da cidade: https://prefeitura.poa.br/gp/ajude-porto-alegre.¬†


PRECISAMOS DE M√ČDICOS VETERIN√ĀRIOS!

Muitos animais resgatados das enchentes precisam de atendimento, e neste momento precisamos do auxílio de profissionais para atuarem voluntariamente.

Para se inscrever, acesse: SOS VoluntariosPOA - Veterinários(as)


AJUDA PARA ENCONTRAR SEU ANIMAL PERDIDO

Muitos animais resgatados das enchentes se perderam dos seus tutores. Para auxiliar no encontro entre animais perdidos e tutores, o AbigeApp, parceiro da Prefeitura, criou o AbigeApp Pets: https://www.instagram.com/abigeapp.pets
 
Como funciona o processo: o AbigeApp Pets auxilia o Gabinete da Causa Animal (GCA) de Porto Alegre com o desenvolvimento de um software para fazer a pesquisa dos n√ļmeros de chips de animais resgatados na enchente para identificar com maior agilidade a qual tutor (CPF) pertencem e proporcionar o reencontro entre eles. Tamb√©m contribuem com a coleta das fotos dos animais resgatados em abrigos e a organiza√ß√£o por Bairro/Abrigo, com o objetivo de facilitar a busca dos animais pelos tutores ou a ado√ß√£o respons√°vel.
Formas de contato (telefone, whats): 51 99134-3075

NOVA CAMPANHA DE CASTRAÇÃO

O início da campanha de cadastro para a castração de cães e gatos pelo sistema 156 está previsto para o dia 24 de julho, apenas pelo whatsapp do 156 (51 3433-0156), e, a partir do dia 25 de julho, pelos canais: whatsapp, telefone 156 e chat do 156web (https://156web.procempa.com.br/).

Para mais detalhes sobre o serviço, acesse o link:

https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/castracao-de-caes-e-gatos-nas-clinicas-descentralizadas-em-porto-alegre .

 


PROGRAMA¬†BANCO DE RA√á√ÉO E DE UTENS√ćLIOS PARA ANIMAIS NO MUNIC√ćPIO DE PORTO ALEGRE

QUERO DOAR RA√á√ÉO/ UTENS√ćLIOS PARA ANIMAIS


QUERO SER VOLUNT√ĀRIO

A Prefeitura de Porto Alegre reabriu o cadastro on-line de volunt√°rios nesta quinta-feira, 16. Interessados podem se inscrever¬†pelo¬†link¬†para atuar¬†nos espa√ßos de acolhimento √†s v√≠timas da enchente¬†coordenados pela administra√ß√£o municipal e parceiros. Depois de receber mais de 17 mil inscri√ß√Ķes, um novo cadastro √© necess√°rio¬†porque¬†muitos n√£o responderam aos pedidos.

 

FISCALIZAÇÃO DE MAUS TRATOS

Solicitamos que registre a den√ļncia de maus tratos pelo telefone 156, op√ß√£o 9, ou pela internet (https://156web.procempa.com.br/ ). O 156 √© o canal de entrada das demandas da popula√ß√£o, as quais s√£o, ent√£o, encaminhadas para os setores respons√°veis. Neste caso, a equipe da Diretoria Geral de Fiscaliza√ß√£o - Secretaria Municipal de Seguran√ßa.¬†

Informa√ß√Ķes sobre o servi√ßo: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/maus-tratos-contra-animais-denuncia.

Casos urgentes devem ser encaminhados para a Polícia Civil através de Boletim de Ocorrência. Além disso, a Prefeitura não tem como adentrar numa residência se não for recebida pelo proprietário/ responsável. Apenas a Polícia Civil pode fazer isso e geralmente munida de mandato judicial.

 

CASTRA√á√ÉO DE ANIMAIS COMUNIT√ĀRIOS

Se você cuida de cão ou gato comunitário (de livre circulação) de sua vizinhança ou local de trabalho, pode solicitar a castração gratuita ao Gabinete da Causa Animal.

Informa√ß√Ķes sobre o servi√ßo: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/castracao-de-caes-e-gatos-comunitarios.


Atualizado em 16/07/2024

serviços

Adoção de cães e gatos
O Programa 'Me Adota?', sob a responsabilidade da Clinic√£o, busca assegurar um lar para c√£es e gatos albergados na Unidade de Sa√ļde Animal Vict√≥ria (USAV), v√≠timas de maus tratos e abandono.
Castração de Cães e Gatos
Servi√ßo realizado pela Unidade de Sa√ļde Animal Vict√≥ria (USAV), para tutores de animais que possuam N√ļmero de Identifica√ß√£o Social (NIS)¬†ou Bolsa Fam√≠lia.
Animal Doente com Tutor
Atendimento destinado a c√£es e gatos de tutores inscritos no Programa Bolsa Fam√≠lia ou NIS (N√ļmero de Inscri√ß√£o Social).
Animal Doente sem Tutor - Protetores Cadastrados
Os animais doentes sem tutor serão atendidos sob a tutela de protetores cadastrados pelo novo edital, diretamente na USAV, sem a necessidade de criação de protocolo no 156.

Notícias

Gabinete

Fabiana Ribeiro
Secret√°ria
Secret√°rio Adjunto
Jairo Avila
Coordenadora Administrativa
Coordenadora Técnica Médica Veterinária
Drª Brunna Barni
Assistente Administrativa
Liane Gelatti