Dados Importantes

O Gabinete da Causa Animal (GCA) reúne dados importantes, Estimativas e Indicadores, atualizados periodicamente para refletir novas evidências, resultados e transparência. São informações essenciais para a compreensão das ações, tendências e impactos das políticas públicas voltadas aos animais no município.

Confira os dados:

Estimativa

A Prefeitura de Porto Alegre realizou o Censo Animal de Porto Alegre por meio de Projeto em 2023. A  Pesquisa, executada em entrevistas, apontou o aumento das relações humano-animais, que se intensificaram nos últimos anos em áreas urbanas, indicando a população canina e felina composta por uma parcela domiciliada, semi-domiciliada e não domiciliada.

Objetivos:

Focar ações de manejo populacional

Avaliar efetividade dos Programas e Políticas Públicas

Conforme o censo, são 533.873 cães e 281.532 gatos em toda a cidade. Deste total, os animais semi-domiciliados (aqueles que têm tutores e acessam a rua sem supervisão) somam 33,1% dos gatos (93 mil) e 8,5% dos cães (45 mil). Já os animais que vivem na rua chegam a 21.355 cães e 11.261 gatos.

Confira a notícia 

 

Calamidade Pública 2024

A equipe da Causa Animal (GCA), forças de segurança e voluntários, resgatou 4,8 mil animais de áreas alagadas durante o período da Enchente em 2024, incluindo pets sem os tutores.

Abrigos emergenciais: média de 700 pets com os tutores

Abrigo Municipal: 500 animais na Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav)

Abrigo Credenciado: 100 animais.

Pontos Estratégicos na Usina do Gasômetro e Viaduto Ubirici: 3.500 animais recebidos pelas equipes da prefeitura em pontos, sendo acomodados em novas estruturas emergenciais. 

Confira notícia oficial

 

Atendimentos

Entre janeiro e dezembro de 2025, a Prefeitura de Porto Alegre realizou 92mil atendimentos

Atendimentos em números:

  • Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) - 60 mil cães e gatos;
  • Castrações em oito clínicas credenciadas - 25 mil cães e gatos;
  • Unidade Móvel de Saúde Animal - 2 mil cães e gatos;
  • Ações em aldeias indígenas - 180 cães e gatos;
  • Visitas técnicas e ações junto à Fiscalização - 5,1 mil visitas;
  • Adoção de cães e gatos - 170 animais.

As ações, que incluem iniciativas descentralizadas, por meio da unidade móvel, pronto atendimento na Usav e campanhas de sensibilização, garantem o bem-estar animal e o incentivo à adoção responsável, principais ferramentas no combate aos maus-tratos.

                                                                                                                                   

Castrações

São oito clínicas credenciadas para realização da cirurgia de castração em diversas regiões da cidade.

Em 2025, 25mil animais foram castrados.

O GCA realiza a Campanha Online via whats 156, na terceira semana de cada mês. A média mensal de vagas durante as Campanhas de Castração foi entre 800 e 2,7 mil vagas disponibilizadas.

As Castrações também podem ser encaminhadas pela equipe do GCA, de acordo com os atendimentos e avaliação em ações na Unidade Móvel e Unidade de Saúde, conforme os critérios de atendimento em cada serviço.

 

Adoção

 

Animais acolhidos até dezembro: a rede do município abriga 350 animais.

Em 2025, 170 animais forma adotados.

Mais informações, acesse: Me adota!

 

Plano de Contingência e Ação da Causa Animal

Este documento estabelece diretrizes técnicas e operacionais para o enfrentamento de situações emergenciais envolvendo a população animal, com base na experiência do Município em eventos climáticos recentes, como as inundações de 2024.

O Plano organiza e orienta as ações de proteção, resgate e bem-estar animal, de forma integrada ao Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil.

Confira o documento completo para mais informações.

 

 

Â