Me Adota?

O Gabinete da Causa Animal, em parceria com a empresa gestora da Unidade de Saúde Animal (USAV), desenvolve o programa "Me Adota?", que tem como missão transformar vidas – tanto de animais quanto de pessoas.


Cães e gatos acolhidos na USAV, vítimas de abandono ou maus-tratos, aguardam por uma nova chance em um lar amoroso. Ao adotar, não é apenas oferecer acolhimento e carinho, mas também ajuda a combater o abandono e a promover uma cidade mais consciente e acolhedora.

Adotar é um ato de amor!

 

Como participar? 

Para adotar um cão e/ou gato na Unidade de Saúde Animal Victória (USAV) basta comparecer no local.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 

Contato por mensagem no watsApp: +55 51 98114-4527

Acompanhe as ações e fotos dos animais por meio do Instagram meadota.usav

Endereço: Estrada Bérico José Bernardes, 3489, Lomba do Pinheiro 

Requisitos / Documentos necessários

Para adotar basta comparecer na USAV munidos de documentos e/ou participar das Feiras de Adoção. 

Ser maior de 18 anos;

Documento de identificação com foto; 

Comprovante de residência;

Cães: coleira/ guia

Gatos: caixa de transporte

Principais Etapas do Serviço

 

  • Apresentação dos documentos;

 

  • Entrevista com a equipe da empresa gestora;

 

  • Assinatura do formulário de adoção.

 

Serviços para animais adotados na USAV

 

Todo animal adotado pelo Programa Me adota tem direito vitalício ao atendimento médico-veterinário gratuito na USAV.

A Prefeitura de Porto Alegre garante cuidados contínuos para uma vida mais saudável e feliz.

Para acessar o atendimento, basta apresentar o documento de adoção e a carteira de vacinação do animal.

 

Feira de Adoção na USAV

As Feiras "Me Adota" são realizadas no último sábado de cada mês.

Horário: das 13h às 17h

Endereço: Estrada Bérico José Bernardes, 3489, próximo parada 19 do bairro Lomba do Pinheiro.

OBS: Os interessados em adotar um amigo de quatro patas não precisam aguardar a Feira, podem buscar o atendimento durante a semana. De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 

Feiras de Adoção em Espaços Públicos


A realização de feiras de adoção de animais em praças e demais espaços públicos de Porto Alegre segue regras específicas para garantir a saúde pública, o bem-estar animal e a segurança jurídica dos organizadores e adotantes. As normas seguem a Lei Complementar nº 694/2012, que consolida a legislação municipal sobre criação, comércio, exibição e circulação de animais.

As orientações fazem parte das iniciativas permanentes do município para estimular a adoção responsável e garantir o bem-estar dos animais.

Quem pode organizar?
Podem organizar feiras de adoção pessoas físicas ou jurídicas que tenham endereço ou sede no município de Porto Alegre.

O que é preciso para realizar uma feira de adoção em espaço público?
A realização do evento exige autorização prévia e segue as seguintes etapas:

1) Solicitação inicial
O pedido deve ser feito com no mínimo 30 dias de antecedência à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), por meio do Escritório de Eventos.


E-mail exclusivo para iniciar o processo:
escritoriodeeventos@portoalegre.rs.gov.br

2) Retorno da análise
Caso não haja resposta formal após três tentativas de contato para possíveis ajustes por e-mail ou após o fim do prazo hábil de análise, o pedido será automaticamente indeferido.

3) Prazos importantes
Eventos previstos para finais de semana devem ter toda a documentação enviada até a quinta-feira anterior — caso contrário, o pedido é indeferido.
Em semanas com feriados ou ponto facultativo, o prazo-limite passa a ser terça-feira.

4) Documentação animal e bem-estar
Após a autorização inicial do Escritório de Eventos, o organizador deve enviar ao Gabinete da Causa Animal (GCA) a documentação dos animais para assinatura do Termo de Compromisso, que precisa ser concluído até sete dias antes do evento.

O requerimento deve incluir:

Dados completos do organizador (PF ou PJ),
Identificação do médico veterinário responsável técnico (RT)
Carteira de vacinação atualizada de todos os animais;
Atestado sanitário contendo lista de todos os animais;
Local, data e horário da feira.

Durante o evento, a autorização e os termos assinados devem estar visíveis ao público.
Todas as adoções devem seguir critérios de adoção responsável.


Regras de bem-estar e requisitos sanitários

Somente podem participar animais saudáveis e com documentação em dia.

 

Orientações para quem deseja adotar

O adotante deve:
- Ter 18 anos ou mais
- Apresentar documento oficial de identidade
- Apresentar comprovante de residência
- Levar meio adequado de transporte:
- Guia ou peitoral para cães
- Caixa de transporte para gatos


Por que existe esse regulamento?
     As normas visam garantir:

- Saúde pública
- Bem-estar animal
- Segurança jurídica


A atuação conjunta da SMDET e do Gabinete da Causa Animal (GCA) previne maus-tratos, riscos sanitários, adoções irresponsáveis e evita a realização de eventos irregulares.


Guarda Responsável
Independente do local da adoção, futuros tutores devem estar conscientes de que a chegada de um animal representa um compromisso de muitos anos. Conhecer o perfil e as necessidades do animal é essencial para uma convivência saudável, segura e duradoura.


O que é proibido
A Lei Complementar nº 694/2012 proíbe feiras livres ou improvisadas, como as de artesanato e antiguidades, de vender ou expor animais. Feiras de adoção de animais só podem ocorrer com autorização formal e seguindo todas as exigências legais.


Base Legal
A Lei Complementar Municipal nº 694/2012 é a principal referência normativa sobre criação, comércio, exibição e políticas de proteção dos animais em Porto Alegre. É ela que estabelece as regras e exigências para realização de feiras e exposições de animais em espaços públicos.
 

 


 

 

Atualizado em 03/07/2025

 

 


 

Atualizado em 22/04/2025