Vila Gaúcha recebe plantio sustentável em foco de lixo
Na tarde desta quarta-feira, 12, a Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executou um Plantio Urbano Sustentável na rua Dona Maria, 74, Vila Gaúcha, bairro Santa Tereza. Foram plantados pequenos arbustos e flores. O local era um foco de descarte irregular de resíduos e o DMLU limpa o local três vezes por semana, alcançando um volume de seis toneladas de detritos retirados semanalmente.
O objetivo de Plantio Urbano Sustentável é ocupar espaços ociosos nas comunidades que eram depósitos irregulares de resíduos, mais conhecidos como “focos de lixo”. São utilizados como canteiros e vasos, materiais de descarte, como tubos doados de parceiros, os quais não possuem reciclagem, ou seja, seriam destinados ao aterro sanitário. Os tubos utilizados nesta ação foram doados pela Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap), setor que faz a manutenção do sistema de drenagem urbana de Porto Alegre.
“Pretendemos inibir a disposição de resíduos em locais inadequados, contando sempre com o apoio da comunidade, que se compromete em manter o local limpo e sem resíduos”, destaca a coordenadora do CGEA, Patrícia Antunes Russo.
A comunidade local participa da ação com a doação de mudas e participação na construção do espaço, comprometendo-se a manter o local limpo e sem resíduos e evitando o retorno do foco de lixo. No último sábado, 8, o DMLU fez um plantio na rua Praça Caraí, esquina com avenida Dique, bairro Sarandi. O DMLU costumava retirar do local 45 toneladas de resíduos por semana, descartados irregularmente.
O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Denise Righi