EPTC recolhe sete cavalos por abandono nas ruas
Os sete cavalos resgatados na manhã desta quinta-feira, 6, pelos agentes da Equipe de Veículos de Tração Animal (VTA) da EPTC, entre eles um pônei, já estão no abrigo de animais localizado na zona Sul da cidade. Os animais estavam soltos na avenida Edgar Pires de Castro, também na zona Sul, com risco de acidentes. Na primeira avaliação, não apresentavam sinais de maus-tratos.
O responsável pela Equipe de Veículos de Tração Animal, Gilberto Machado Fonseca, adianta que, aparentemente, os cavalos apresentam uma boa saúde. “Agora, já no abrigo, receberão atendimento veterinário, além de alimentação adequada. Vamos aguardar pelo resgate durante cerca de 15 dias. Se isto não ocorrer, poderão ser adotados.”
O serviço de recolhimento, remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck com capacidade para recolhimento de cinco animais, 12 baias em alvenaria para animais debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos. Os cavalos recolhidos por abandono ou vítimas de maus-tratos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. O abrigo é aberto à visitação. Outras informações no telefone (51) 3266.8258.
Neste ano, 217 cavalos foram recolhidos e 26 adotados. Atualmente, 19 deles vivem no abrigo localizado na Estrada Chapéu do Sol, 2.400, zona Sul, quatro estão em condições de adoção, mas a lista de espera por um animal passa de 30 pessoas. Os interessados em adotar um dos cavalos do abrigo devem comparecer no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da EPTC, na av. Erico Verissimo, nº 100, Menino Deus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com cópia do RG, CPF e comprovante de residência. No local, deverá ser preenchida uma ficha de depositário fiel que dará início à abertura no processo de adoção responsável. O tempo de avaliação do pedido tem a duração média 40 dias.
Andrea Brasil