Projeto Recortes e Registros aborda obra de Josué Guimarães
A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, na avenida Erico Verissimo, 307, recebe a partir desta sexta-feira, 18, o Projeto Recortes e Registros sobre a obra de Josué Guimarães. São dez encontros quinzenais, até 21 de novembro, sempre às sextas-feiras à tarde, das 14h30 às 17h, mediados pela arquiteta Veronica Daudt.
O projeto busca a familiarização e a sensibilização do público com o espaço da biblioteca e com o trabalho do escritor Josué Guimarães, importante referência nacional. Também com a cidade de Porto Alegre através do fazer artístico individual alicerçado na colaboração criativa como forma de potencializar o trabalho. As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser realizadas neste link.
A Porto Alegre de Josué Guimarães em “A Ferro e Fogo” (Tempo de Solidão) é uma proposta conjunta Collage POA & Urban Sketchers Porto Alegre (USk POA) de ocupação cultural da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, utilizando o espaço para desenvolver coletivamente uma proposta de trabalho visual individual em colagem e sketch/desenho no formato de livro de artista/skecthbook.
Partindo da literatura e da história da cidade de Porto Alegre, a sugestão é desvendar as referências entre personagens e a paisagem descrita no livro, traçando uma relação entre a cidade de outrora e a cidade atual através da busca de imagens e de referências gráficas do acervo da biblioteca para reprodução e confecção em colagem e em desenho de observação de um registro pessoal da obra. Concomitantemente, serão realizados exercícios de desenho in loco em dois encontros e junto ao calendário oficial do grupo Urban Skecthers Porto Alegre.
Datas e temas dos encontros
1º Encontro (18/7) – Roda de conversa com a apresentação da proposta, sugestões de materialização da proposta, montagem de um calendário inicial e abordagem e leitura de trechos da obra “A Ferro e Fogo”, de Josué Guimarães. Sugestão de leitura do livro para o próximo encontro em busca de referências pessoais para o trabalho.
2º Encontro (01/08) – Experimentação de encadernações
3º Encontro (15/8) – Pesquisa sobre as referências urbanas do livro e relação com a cidade atual.
4º Encontro (29/8) – Desenho in loco com local escolhido a partir das referências dos participantes.
5º Encontro (12/9) – Oficina de colagem - Croqui
6º Encontro (26/9) – Oficina de colagem - Croqui
7º Encontro (10/10) – Desenho in loco com local escolhido a partir das referências dos participantes.
8º Encontro (24/10) – Oficina de colagem - Croqui
9º Encontro (07/11) – Oficina de colagem - Croqui
10º Encontro (21/11) – Finalização e apresentação do trabalho ao grupo.
Andrea Brasil