Workshop discute plano de marketing turístico para Porto Alegre

24/06/2021 15:58

O primeiro workshop Plano de Marketing Turístico de Porto Alegre – Construindo Estratégias para o Turismo foi realizado na manhã desta quinta-feira, 24, através de parceria entre a prefeitura e o Sebrae RS. A primeira reunião virtual contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do Sebrae/RS, Sindha, Sindilojas e do Pacto Alegre. 

“Porto Alegre tem potencial para tornar o turismo um forte eixo do desenvolvimento econômico. Cabe ao poder público atuar como articulador junto ao setor privado. O estudo que estamos desenvolvendo é fundamental para nortear nossas ações de forma estratégicaâ€, ressaltou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni. 

No encontro, foram apresentadas as três primeiras etapas do estudo de mercado e a análise da situação atual da Capital enquanto destino turístico. A pesquisa foi desenvolvida por consultores do Sebrae. 

“No primeiro momento, houve um levantamento de dados em relação ao número de viajantes que visitam Porto Alegre, quantos dias permanecem, de onde vêm, entre outrosâ€, explicou o consultor do Sebrae RS, Thomas Hartmann. Os dados da pesquisa foram coletados junto a entidades de classes representativas ligadas ao setor.

A segunda etapa contou com uma pesquisa on-line, que comparou Porto Alegre a outros polos tradicionais de turismo como Florianópolis, Curitiba, Gramado e Buenos Aires. “Analisamos como tais destinos se posicionam e como são avaliados pelos turistas em relação a atrações, hotelaria e restaurantesâ€, explicou Hartmann. Também foram ouvidos profissionais ligados a turismo de diversos setores, como hotelaria, organizadores de eventos, atrativos locais, empresas de real estate, operadoras e agências de viagens.

De acordo com a coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae/RS, Amanda Paim, a pesquisa apontou forças e fraqueza da Capital. “Porto Alegre demonstra uma capacidade ainda pouco explorada de divulgação e promoção do turismo. Por outro lado, o estudo também revelou um grande potencial para os nossos cenários naturais, turismo esportivo, náutico e de eventosâ€, ressaltou. 

O estudo detalhado será apresentado no último workshop, que ocorrerá em 8 de julho.

 

Thaísa Rossa

Andrea Brasil