Ação no Centro alerta sobre violência contra pessoa idosa

15/06/2022 17:35

  

Pedro Piegas/PMPA
desenvolvimento social
Aferição de pressão foi um dos serviços oferecidos na ação

Proteção, garantia de direitos e acesso à saúde foram alguns dos temas tratados no Largo Glênio Peres, no Centro, nesta quarta-feira, 15. Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a ação - em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal do Idoso e outras instituições - marcou o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, destacou o gesto de mobilização representado pelo evento. “Conseguir reunir em um só local as representações dessa grande rede de trabalho na causa do idoso ajuda nas políticas públicas de  inserção e proteção. A população idosa é a que mais se expande no cenário demográfico e uma das que mais precisa dessas políticas”, disse Voigt.

A primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, reforçou a disponibilidade do seu gabinete no atendimento de todas as causas, incluindo a dos idosos. “Os idosos somos nós amanhã ou já hoje. No nosso trabalho itinerante encontramos muitos idosos que realmente precisam de atenção, cuidados e um olhar mais inclusivo de todos nós. É preciso deixar o trabalho vir do coração nesse atendimento”, afirmou Valéria.

A coordenadora dos Direitos do Idoso da SMDS, Cássia Kuhn, agradeceu a participação dos parceiros e ressaltou a importância da ação. “Precisamos da proteção ao idoso em todos os dias do ano, mas é muito significativa essa mobilização para conseguirmos tornar a pessoa idosa o foco da atenção e das informações. Muitos deles nem percebem que estão sendo vitimas de algum tipo de violência”, reforçou.

Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde prestou diversos atendimentos durante o dia. Foram aplicadas 357 vacinas contra a Influenza. A unidade móvel Fique Sabendo realizou 52 testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

População - De acordo com uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil irá chegar aos 76 milhões em 2050, algo em torno de 29% da população. Porto Alegre destaca-se por ser, entre as capitais brasileiras, a que apresenta o maior percentual de idosos (15,04%). Atualmente, segundo dados da Pesquisa por Amostra de Domicilio, a Capital tem cerca de 300 mil idosos.

Ocorrências –  No Rio Grande do Sul, mais de 11 mil processos envolvendo idosos estão em andamento, sendo 441 em Porto Alegre. Os delitos variam entre estelionato, abuso financeiro, roubos, furtos, agressão física e psicológica. Acredita-se que a subnotificação é alta porque muitas vítimas têm vergonha de denunciar. 

Onde denunciar:

Centro de Referência em Direitos Humanos: 0800 642 0100
Delegacia de Proteção ao Idoso: (51) 3288-2390
Disque Direitos Humanos: 100
Polícia Militar (para situações de risco iminente): 190

 

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes