Smed promove evento pedagógico no TCE para inÃcio do ano letivo
Com a presença de representantes de cinco escolas da rede municipal de ensino, foi realizada nesta quinta-feira, 13, a Formação conjunta para inÃcio do ano letivo de 2020, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Participaram a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental (EMEEF) Prof. Elyseu Paglioli, EMEEF Prof. Luis Francisco Lucena Borges, EMEEF Profa. Lygia Morrone Averbuck, EMEEF Tristão Sucupira Vianna e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de Surdos BilÃngue Salomão Watnick. Temas pedagógicos foram apresentados e discutidos nos turnos da manhã e da tarde pelos presentes.
A professora Claudia Lamprecht, da Coordenação da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Smed), apresentou os números das equipes que atuam no atendimento educacional especializado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a palestra A organização pedagógica das Escolas Especiais e BilÃngue de surdos da RME. Há 49 salas de inclusão e recursos, que contam com 62 professores. Também existe o apoio à inclusão, contando com 50 monitores e 300 estagiários.Â
Foram apresentadas as ações realizadas nos anos de 2018 e 2019, como os encontros de formação com todos os segmentos da Educação Especial, as reuniões sistemáticas e as visitas técnicas à s instituições parceiras – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Kinder Centro de Integração da Criança Especial (Kinder), Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal) e o Instituto Cavalo Amigo. Foi citada a abertura de uma turma de jardim na EMEF de Surdos BilÃngue Salomão Watnick, com previsão para iniciar ainda este ano.Â
Claudia abordou também as ações previstas para 2020, como a finalização das documentações pedagógicas de toda a Educação Especial, formalização do termo de colaboração da Educação Precoce no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, ampliação dos professores de Atendimento Educacional Especializado e a produção de materiais para alunos cegos e com baixa visão da rede, além da distribuição de kits para as escolas.Â
Na sequência, foram discutidos os desafios da Educação Especial, como o transporte acessÃvel para os alunos, a acessibilidade arquitetônica das escolas, as tecnologias assistivas e a comunicação alternativa. Foi lembrada a reforma de toda a estrutura fÃsica da EMEF de Surdos BilÃngue Salomão Watnick.Â
O tema seguinte foi O currÃculo da Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial, apresentado pela professora CÃntia Leão, da EMEEF Elyseu Paglioli. A docente abordou o currÃculo da educação precoce e psicopedagogia e de como será o atendimento nas escolas especiais. Ela explicou o trabalho que as assessorias exercerão, como o planejamento pedagógico, as formações, os estudos de casos, as reuniões com as famÃlias, entre outros.Â
Serão feitas entrevistas iniciais com familiares, seguidas de atendimentos à s crianças e de observações na Educação Infantil. Um mapeamento dos contextos em que as crianças estão inseridas será elaborado, assim como uma avaliação a partir das áreas de desenvolvimento e conversas com educadores, observação em grupos e interações. Outras ações ocorrerão simultaneamente.Â
Diversos temas foram tratados ao longo da quinta-feira, como O currÃculo do Ensino Fundamental Especial, O currÃculo da EJA da EMEF de surdos, O currÃculo do Programa Trabalho Educativo, Sexualidade e Inclusão e Relatos de Experiências sobre o tema sexualidade e inclusão na formação docente e na orientação à s famÃlias.
Na segunda feira, 17, começam as aulas para aproximadamente 17,5 mil alunos do Ensino Fundamental.
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TaÃs Dimer Dihl