Smed promove formação com o Círculo da Matemática do Brasil

16/08/2019 15:35

Para potencializar o ensino da matemática nos anos iniciais, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu uma formação em parceria com o Círculo da Matemática do Brasil, uma iniciativa do Instituto Tim, nesta sexta-feira, 16. O evento ocorreu no auditório da Smed e foi aberto a educadores do 1º ciclo, do 1º ao 3º ano, de toda a rede municipal de educação. A capacitação trouxe aos professores estratégias para melhor as aulas e exemplos de atividades que facilitam o ensino da disciplina. Trinta e quatro escolas se inscreveram para participar, totalizando 64 educadores.

Na primeira parte do evento, o professor Flávio Comin ensinou 15 métodos para melhorar e aumentar a participação dos alunos e o vínculo com o educador. Durante sua fala, Comin dividiu as estratégias em três grupos: cognitivas, psicoemocionais e de implementação. Além disso, o palestrante ressaltou a importância de colocar os alunos como agentes dentro da escola. "Precisamos dar um sentido prático para a ideia de protagonismo", enfatiza.

A diretora do Círculo da Matemática do Brasil, Angels Varea, destacou que a iniciativa incentiva os educadores a utilizarem uma pedagogia participativa em que os erros, as conjecturas e os exemplos dados pelas crianças são ingredientes na fundamentação do pensamento. "O principal benefício ao aluno é conseguir gostar da matemática, aumentar a autoestima em relação à matemática, construir conhecimento e desenvolver competências", acrescenta a diretora.

A formação envolveu uma demonstração prática de como funcionam as aulas do Círculo. Inspirado no The Math Circle, método criado pelos professores de Harvard Bob Kaplan e Ellen Kaplan, a ação promove aulas de matemática participativas, cooperativas e lúdicas, utilizando atividades acessíveis e interessantes em um ambiente colaborativo e sem pressão. A proposta visa despertar nos estudantes o interesse pela matéria e evitar a evasão escolar.

Parceria - Há um mês, a parceria da Smed com o Círculo da Matemática do Brasil leva educadores treinados pelo projeto para dez escolas municipais, atingindo cerca de mil alunos no contraturno escolar. As escolas que recebem a iniciativa são: Emef Marcírio Goulart Loureiro; Emef Gabriel Obino; Emef Jean Piaget; Emef José Loureiro da Silva; Emef José Mariano Beck; Emef Mário Quintana; Emef Morro da Cruz; Emef Nossa Senhora de Fátima; Emef Pepita de Leão e Emef Wenceslau Fontoura.

As aulas são semanais e duram de 45 minutos a uma hora, com dez alunos por vez, seguindo a metodologia do Math Circle. Segundo a coordenadora adjunta do Ensino Fundamental da Smed, Aline Mendes, a iniciativa permite que os alunos se preparem para toda a escolarização básica. "O projeto potencializa a matemática nos anos iniciais, algo importantíssimo visto que é a base para o aprendizado de outros conteúdos."

Depois da formação, a professora do 1° ano da Emef Anísio Teixeira, Adrialda Sfoglia Lorenzi, comentou que o evento foi uma oportunidade de adquirir novas maneiras de trabalhar. "É necessário repensar o nosso cotidiano e pensar novas formas de aprender. Se inspirando nos exemplos que trouxeram na formação, isso se torna mais fácil", frisa a professora.

Círculo da Matemática do Brasil – Apoiado pelo Instituto TIM, o projeto tem como objetivo despertar nas crianças dos anos iniciais o gosto pela matemática e dinamizar a sua aprendizagem. As aulas são lideradas por educadores brasileiros capacitados na metodologia do The Math Circle, adaptada ao contexto do país.

 

 

Fernando Campos (estagiário com supervisão de Cristina Lac)

Taís Dimer Dihl