Smed promove formação com o CÃrculo da Matemática do Brasil
Para potencializar o ensino da matemática nos anos iniciais, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu uma formação em parceria com o CÃrculo da Matemática do Brasil, uma iniciativa do Instituto Tim, nesta sexta-feira, 16. O evento ocorreu no auditório da Smed e foi aberto a educadores do 1º ciclo, do 1º ao 3º ano, de toda a rede municipal de educação. A capacitação trouxe aos professores estratégias para melhor as aulas e exemplos de atividades que facilitam o ensino da disciplina. Trinta e quatro escolas se inscreveram para participar, totalizando 64 educadores.
Na primeira parte do evento, o professor Flávio Comin ensinou 15 métodos para melhorar e aumentar a participação dos alunos e o vÃnculo com o educador. Durante sua fala, Comin dividiu as estratégias em três grupos: cognitivas, psicoemocionais e de implementação. Além disso, o palestrante ressaltou a importância de colocar os alunos como agentes dentro da escola. "Precisamos dar um sentido prático para a ideia de protagonismo", enfatiza.
A diretora do CÃrculo da Matemática do Brasil, Angels Varea, destacou que a iniciativa incentiva os educadores a utilizarem uma pedagogia participativa em que os erros, as conjecturas e os exemplos dados pelas crianças são ingredientes na fundamentação do pensamento. "O principal benefÃcio ao aluno é conseguir gostar da matemática, aumentar a autoestima em relação à matemática, construir conhecimento e desenvolver competências", acrescenta a diretora.
A formação envolveu uma demonstração prática de como funcionam as aulas do CÃrculo. Inspirado no The Math Circle, método criado pelos professores de Harvard Bob Kaplan e Ellen Kaplan, a ação promove aulas de matemática participativas, cooperativas e lúdicas, utilizando atividades acessÃveis e interessantes em um ambiente colaborativo e sem pressão. A proposta visa despertar nos estudantes o interesse pela matéria e evitar a evasão escolar.
Parceria - Há um mês, a parceria da Smed com o CÃrculo da Matemática do Brasil leva educadores treinados pelo projeto para dez escolas municipais, atingindo cerca de mil alunos no contraturno escolar. As escolas que recebem a iniciativa são: Emef MarcÃrio Goulart Loureiro; Emef Gabriel Obino; Emef Jean Piaget; Emef José Loureiro da Silva; Emef José Mariano Beck; Emef Mário Quintana; Emef Morro da Cruz; Emef Nossa Senhora de Fátima; Emef Pepita de Leão e Emef Wenceslau Fontoura.
As aulas são semanais e duram de 45 minutos a uma hora, com dez alunos por vez, seguindo a metodologia do Math Circle. Segundo a coordenadora adjunta do Ensino Fundamental da Smed, Aline Mendes, a iniciativa permite que os alunos se preparem para toda a escolarização básica. "O projeto potencializa a matemática nos anos iniciais, algo importantÃssimo visto que é a base para o aprendizado de outros conteúdos."
Depois da formação, a professora do 1° ano da Emef AnÃsio Teixeira, Adrialda Sfoglia Lorenzi, comentou que o evento foi uma oportunidade de adquirir novas maneiras de trabalhar. "É necessário repensar o nosso cotidiano e pensar novas formas de aprender. Se inspirando nos exemplos que trouxeram na formação, isso se torna mais fácil", frisa a professora.
CÃrculo da Matemática do Brasil – Apoiado pelo Instituto TIM, o projeto tem como objetivo despertar nas crianças dos anos iniciais o gosto pela matemática e dinamizar a sua aprendizagem. As aulas são lideradas por educadores brasileiros capacitados na metodologia do The Math Circle, adaptada ao contexto do paÃs.
Â
Â
TaÃs Dimer Dihl