Saúde destaca cuidados para evitar o câncer intestinal

22/03/2023 12:21

Quase um terço de todos os cânceres colorretais (de intestino) poderiam ser evitados com alimentação saudável, prática de atividades físicas, abandono do tabagismo e redução do consumo de bebidas alcoólicas, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Mês de Conscientização sobre o Câncer de Intestino, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a prevenção e hábitos de vida saudáveis como formas de evitar esse e outros tipos da doença.

No caso do diagnóstico e tratamento, a orientação é que a população de 50 a 75 anos, mesmo sem sintomas, procure o posto de saúde de referência para realizar o rastreamento a partir do exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes que, se alterado, vai indicar a necessidade de realização da colonoscopia. A solicitação do exame está disponível nos 132 postos da cidade.

Hábitos saudáveis – Além de exames preventivos, hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares e alimentação equilibrada, compõem a lista de atitudes para prevenir o câncer. Evitar o fumo e o consumo excessivo de bebida alcoólica também é essencial. Na alimentação, as melhores escolhas são consumir mais frutas, legumes, verduras e grãos, evitando carne processada (salame, presunto, salsicha e linguiça) e reduzindo o consumo de carne vermelha. Tais hábitos também ajudam a prevenir diabetes e hipertensão.

Sintomas – Entre os sintomas do câncer de intestino estão sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal – alternando intestino solto, como diarreia, e prisão de ventre –, dor ou desconforto abdominal, fraqueza, anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração no formato das fezes e massa tumoral abdominal.

As unidades de saúde da Capital oferecem orientações e exames para identificar os tipos de câncer mais comuns em estágio inicial, possibilitando mais chances de tratamento e cura. Confira aqui os endereços e localize sua unidade de referência, conforme o endereço de moradia em Porto Alegre.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes