Defesa Civil da Capital completa 30 anos
Nesta quarta-feira, 12, são comemorados os 30 anos de fundação da Defesa Civil de Porto Alegre. Criado por meio da lei municipal n.º 9250/1988, o serviço foi instituído como Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec). Com o lema “A Defesa Civil somos todos nós”, chamando a atenção para a responsabilidade de cada um, a instituição atua nas fases de prevenção, preparação, resposta e reconstrução de cenários de desastres naturais ou provocados pelo homem. Atualmente a Defesa Civil de Porto Alegre está sob o comando do coronel Adriano Krukoski Ferreira e conta com nove servidores.
A missão da Defesa Civil é contribuir com o bem-estar da população. “Atendemos uma média de 389 ocorrências por ano, elevando a percepção de riscos, preservando vidas, promovendo a resiliência e ações de prevenção de desastres, garantindo a agilidade e o atendimento capacitado para assistência em situações de emergência através do telefone 199”, destaca o coordenador-geral do órgão.
Krukoski destaca que, quando recebeu o convite para coordenar a Defesa Civil se sentiu realizado por estar à frente da corporação depois de 30 anos de carreira na Brigada Militar. "Trabalhamos em favor da população e auxiliamos os mais necessitados, passamos por diversos riscos e intempéries, mas a corporação atua com espírito de sacrifício, e seu profissionalismo impera", afirma. Ele destaca também o orgulho de estar inserido neste processo. "Admiro as pessoas desta cidade, que são solidárias por natureza, e contam com um serviço que organiza e transmite segurança para a comunidade, mas que não descuida da parte educacional e preventiva desse trabalho”, diz.
Este ano, o grupo da Defesa Civil de Porto Alegre optou por realizar as comemorações de aniversário em 13 outubro, dia Internacional de Redução de Desastre, com uma programação que ainda está sendo desenvolvida, e que prevê homenagens aos colaboradores e membros da comunidade que participaram desta história.
Ocorrências
Em primeiro lugar nas ocorrências estão as chamadas relacionadas a desabamentos/destelhamentos onde, com o apoio dos demais órgãos municipais, a Defesa Civil garante a vida, elimina o risco e fornece assistência. Em segundo lugar, aparecem os incêndios, onde apoia o Corpo de Bombeiros da Capital e a Companhia Especial de Busca e Salvamento, com equipamentos, maquinário, isolamento do local bem como assistência às famílias atingidas. Em terceiro lugar, constam as ocorrências ocasionadas por vegetais. As demais relacionam-se a inundações, movimentações de massa, químicos, entre outras.
Denise Righi