Alvará de Saúde, Certidões e Documentos – Serviços de Assistência e de Interesse à Saúde
Emissão de alvará saúde, certidões e documentos para estabelecimentos do ramo de Serviços de Assistência e Interesse à Saúde.
Leia atentamente todas as informações abaixo.
BAIXAR CERTIDÃO DE DISPENSA (conforme atividade prestada)
Atividades de Condicionamento Físico (Academia);
Atividades de Enfermagem (Sem realização de procedimentos invasivos e sem exames complementares);
Clubes Sociais, Esportivos e Similares;
Lavanderias (Sem processamento de roupa hospitalar);
Serviços de Assistência Social sem Alojamento;
Profissionais da área de saúde (Sem realização de procedimentos invasivos).
Solicitação de CERTIDÃO DE DISPENSA para outras atividades
Veja o passo a passo AQUI.
Solicitação de CERTIDÃO DE ISENÇÃO
Veja o passo a passo AQUI (AINDA EM CONSTRUÇÃO)
Solicitação do ALVARÁ DE SAÚDE
PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO – LEIA ATENTAMENTE
Baixar documentação (não é possível edição do documento online!).
Para preenchimento dos documentos dos links informados, é necessário que primeiro você baixe o arquivo em seu computador: abra o documento clicando no link, após, no canto superior esquerdo, clicar em ‘Arquivo’, na sequência em ‘Fazer download’ e, após, escolher a opção ‘Microsoft Word’ ou outro que se aplicar melhor a sua realidade. Preencha e assine o documento para ser enviado.
Envio da documentação por e-mail (básica e específica): alvarasaude@portoalegre.rs.gov.br
Requisitos / Documentos necessários
Documentos básicos (para TODOS os serviços):
- Requerimento Alvará de Saúde (SEI), devidamente preenchido e assinado (baixar o documento do link seguinte para preenchimento e assinatura;
- Cópia do Alvará de Localização atualizado;
- Cópia do CNPJ atualizado;
- Cópia do Contrato Social;
*Caso algum arquivo abaixo não abra ou não baixe automaticamente, selecione o mesmo com o botão direito do mouse e clique na opção Salvar link como. Caso esteja utilizando o Google Chrome, pode ser necessário abrir a página em outro navegador.
Documentos específicos (conforme atividade prestada)
Banco de Tecidos Oculares – BTOC
CAPS;
Centro de Processamento Celular (CPC);
Centro de Reprodução Humana Assistida (CRHA) - Banco de Células e Tecidos Germinativos (BCTG);
Clínica de Transição com Internação;
Clínica de Vacinas - esporádicas;
Clinica e Consultório Odontológico;
Clínica Médica Tipo II, III e IV;
Consultório Fisioterapia Uroginecológica;
Consultório Sem Procedimentos;
Equipamento de Raios X - comunicação de desativação;
Estabelecimento de Educação Infantil – EEI;
Instituição de Longa Permanência de Idosos – ILPI;
Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia;
Lavanderia - Estabelecimento de Processamento de Roupas de Serviços de Saúde;
Métodos Gráficos e Ultrassonografia;
Posto de Coleta de Análises Clínicas;
Recepção, Triagem, Transporte de Material Biológico Humano;
Serviço de Atenção Domiciliar - Home Care;
Serviço de Hemoterapia (Banco de Sangue);
Serviço de Maquiagem Definitiva, Micropigmentação;
Serviço de Radiodiagnóstico Médico, Intervencionista e Odontológico;
Serviço de Ressonância Magnética;
Serviço de Tatuagem e Piercing;
Serviço de Terapia Antineoplásica – Quimioterapia;
Serviços de Proteção Radiológica - cadastramento de empresas;
Serviços de Proteção Radiológica - lista de empresas cadastradas;
Terapia Renal Substitutiva – Diálise;
Transporte de Material Biológico Humano;
Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar Terceirizada;
Outros documentos:
Modelo resposta de notificação: Resposta à Notificação ou Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes;
Modelo de pedido de prorrogação de prazo;
Requerimento para protocolar defesa de Auto de Infração;
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
De 1 mês a 1 ano. Dependerá das condições e as documentações que o estabelecimento apresentar.
Atenção: Para maior agilidade na renovação do Alvará de Saúde, solicitamos que o envio de documentos seja feito com no mínimo 30 dias de antecedência à data de validade do alvará anterior.
Formas de Prestação de Serviço
Por e-mail.