Vigilância em Saúde
Vigilância em Saúde

Controle de Roedores

O serviço atua no controle de roedores em vias públicas, com o objetivo de reduzir o risco de doenças como a leptospirose.

A Prefeitura não realiza aplicação de raticida em pátios particulares, apenas em bueiros e tocas das vias públicas, conforme avaliação técnica e critérios de prioridade.

 

Requisitos/Documentos necessários

Endereço completo do local a ser vistoriado.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Através do telefone 156.

 

Principais Etapas do Serviço

  • Análise do pedido e verificação de enquadramento nos critérios de priorização (casos confirmados de leptospirose humano e canino, áreas de alagamento e inundações, áreas vulneráveis para leptospirose, de acordo com avaliação técnica).
  • Avaliação técnica da área indicada.
  • Encaminhamento a outros serviços municipais quando identificadas causas que favoreçam a presença de roedores (como acúmulo de lixo, esgoto exposto ou calçadas danificadas).
  • Aplicação de raticida em bueiros e tocas das vias públicas, quando constatada infestação de ratazana/rato de esgoto, em condições adequadas para a ação do produto. Por exemplo, se houver acúmulo de lixo, restos de alimentos ou outras fontes de alimento para os roedores, a aplicação é adiada até que o problema seja resolvido, pois nessas condições o raticida perde sua eficácia.
  • Retorno para nova aplicação, se necessário, de acordo com avaliação técnica.
  • Orientação aos munícipes em casos que envolvam apenas camundongos ou ratos de telhado.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

45 (quarenta e cinco) dias.

 

Formas de Prestação do Serviço

Serviço voltado ao controle de roedores em áreas públicas, com foco na prevenção de doenças como a leptospirose. As ações incluem avaliação técnica das áreas priorizadas, que é dada a locais com registro de casos de leptospirose humano e canino e histórico de alagamento e inundações.

Posteriormente, a aplicação de raticida em bueiros e tocas localizadas nas vias públicas, quando constatada infestação de ratazanas (rato de esgoto) e risco à saúde pública. É realizada quando as condições do local permitem a efetividade do controle, locais com acúmulo de lixo, restos de alimentos ou entulho reduzem a ação do produto, pois os roedores priorizam essas fontes de alimento e não ingerem o raticida. Nesses casos, o serviço é realizado após a situação ser resolvida, com os devidos encaminhamentos aos órgãos responsáveis.

As vistorias e intervenções são realizadas exclusivamente em espaços públicos, não sendo executadas dentro de casa/condomínios/prédios, em pátios, em residências ou em estabelecimentos particulares.

 

Atualizado em
24/11/2025